Condenação de Bolsonaro e aliados: quais os próximos passos?

Siga no

(Antonio Augusto/STF)

Compartilhar matéria

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por participação na tentativa de golpe de Estado. Com a dosimetria já concluída, o próximo passo será a publicação do acórdão. A partir desse momento, abrem-se prazos para recursos que podem atrasar o cumprimento da pena, mas dificilmente reverter a decisão.

Segundo o advogado criminalista Eduardo Milhomens, com a publicação do acórdão, abre-se o prazo para apresentação de embargos de declaração. Ele explica que esse tipo de recurso não modifica a sentença, servindo apenas para “apontar e aclarar pontos obscuros, contradições ou omissões” na decisão. O prazo é de dois dias corridos, e tanto as defesas quanto o Ministério Público podem recorrer.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Depois dos embargos de declaração, o processo volta à Primeira Turma. “A partir daí, abre-se vista para contrarrazões, seja da defesa, seja da acusação, e esse processo vai ser pautado para julgamento”, afirma Milhomens.

O advogado ressalta ainda a discussão sobre embargos infringentes, recurso cabível quando há decisão não unânime. No entanto, lembra que o Supremo já consolidou entendimento contrário. “O STF não aceita esse tipo de recurso, o que ficou bem definido no processo do ex-presidente Fernando Collor de Mello”, explica.

Caso a posição seja mantida, Alexandre de Moraes poderá declarar o trânsito em julgado e determinar a execução das penas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nesse cenário, as defesas ainda poderiam recorrer a habeas corpus, mas Milhomens adverte que a medida não tem efeito suspensivo automático. “O habeas corpus não é um recurso. Ele serve para combater uma decisão ilegal que possa restringir a liberdade de uma pessoa, mas, em princípio, não suspende o trânsito em julgado da decisão”, afirma.

A expectativa entre ministros do STF é que todo esse trâmite seja concluído até dezembro, com possível expedição de mandados de prisão contra os condenados.

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060 após condenação

Mauro Cid pede ao STF extinção da pena e devolução de passaporte

Prisão, perda de patente: entenda próximos passos após condenação

Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda

Batida entre caminhões trava trânsito na BR-040 no sentido Sete Lagoas

Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda

Últimas notícias

A revolução tecnológica da bariátrica: videolaparoscopia, robótica e novos medicamentos

No grito! Dublagens revelam o que jogadores de Cruzeiro e Atlético falaram em campo

Atlético x Santos: concorra a um par de ingressos para a partida deste domingo

Classificação do Cruzeiro contra o Atlético foi de ‘controle absoluto’, diz Cabido

Estradas federais: o labirinto da incompetência

Oratória: ninguém começa pronto

De onde vem o dinheiro? Do latim ao bolso de hoje

MP denuncia assassino confesso de gari e pede indenização aos familiares

Síndrome do excesso de possibilidades: por que escolher nunca foi tão difícil