PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lula nomeia ministro interino da Justiça e PT disputa vaga ainda não criada da Segurança

Siga no

Com a decisão, o presidente sinaliza que pode demorar a escolher o sucessor definitivo de Lewandowski (foto: Isaac Amorim/MJSP)

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou nesta sexta-feira, 9, o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, como ministro interino da pasta. O despacho com a exoneração a pedido de Ricardo Lewandowski e a nomeação de Manoel Carlos em caráter temporário saiu em edição extra do Diário Oficial da União.

Com a decisão, o presidente sinaliza que pode demorar a escolher o sucessor definitivo de Lewandowski. Lula quer dividir o ministério, criando uma pasta exclusiva para a segurança, mas ainda avalia as condições para isso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A saída de Lewandowski e a intenção do presidente de separar as atribuições da Justiça e da Segurança Pública desencadearam uma queda de braço nas fileiras do PT e no seu entorno por duas vagas.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho, disputam a cadeira da Segurança, ainda não criada. Uma ala do PT também defende o nome da deputada Delegada Adriana Accorsi e outra aposta no secretário de Segurança do Piauí, Francisco Lucas Veloso.

O secretário é o nome preferido do governador Rafael Fonteles e do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias. Corre por fora o coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O interino, Manoel Carlos, tem a confiança e o apoio de Lewandowski para ficar no comando da Justiça, mas também está no páreo o advogado-geral da Petrobras, Wellington Cesar Lima e Silva.

O cargo pode servir, ainda, para que Lula faça uma composição política, uma vez que aproximadamente 20 dos 38 ministros vão sair do governo até o início de abril para disputar as eleições de outubro. Nesse xadrez, um dos partidos que tendem a ser contemplados é o PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin.

O senador Rodrigo Pacheco, que deve deixar o PSD, voltou a ser citado para a Justiça, mas tem dito que não quer um prêmio de consolação. Ex-presidente do Senado, Pacheco queria ter sido indicado para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), mas Lula preferiu o advogado-geral da União, Jorge Messias.

A escolha irritou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que defendia o nome de Pacheco para a Corte. Lula ainda não desistiu de lançar Pacheco como candidato ao governo de Minas Gerais, mas até agora não houve acordo sobre isso. De qualquer forma, o senador deixará as fileiras do PSD de Gilberto Kassab e pode migrar para o PSB ou para o MDB.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Messias, por sua vez, ainda terá de passar por sabatina no Senado, na volta do recesso parlamentar. O Palácio do Planalto avalia que as resistências a Messias diminuíram após uma conversa entre Lula e Alcolumbre, antes do Natal.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Ciro Nogueira defende Zema como vice de Flávio Bolsonaro nas eleições deste ano

Líderes europeus comemoram aprovação provisória do Acordo UE-Mercosul

‘Lula não quer paz’, diz Flávio Bolsonaro após veto ao PL da Dosimetria

Defesa de Bolsonaro pede a Moraes que ex-presidente possa reduzir pena com leitura de livros

Cleitinho critica decreto de Zema que amplia a segurança a ex-chefes do executivo

Lewandowski entrega carta de demissão a Lula deixa o Ministério da Justiça

Últimas notícias

Atlético confirma permanência de Vitor Hugo por mais dois anos

Cruzeiro estreia na temporada contra o Pouso Alegre; saiba onde assistir

Carnaval de BH 2026: cadastro de ambulantes começa na segunda-feira

Hospitais filantrópicos pedem ‘cronograma formal’ após promessa de quitação de dívidas da PBH

Acordo Mercosul-União Europeia é “caminho para a ratificação após 25 anos de negociações”, aponta especialista

Ações da Azul despencam após oferta e diluição

Cruzeiro divulga parcial de ingressos para a estreia contra o Pouso Alegre

PROMO: concorra a um par de ingressos para Atlético x Betim, pelo Campeonato Mineiro!

Educação online passa por reequilíbrio após boom digital