O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, rebateu declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que no passado alegou haver déficit comercial norte-americano em relação ao Brasil. A fala foi dada em resposta ao jornalista da 98 News, Guilherme Ibraim, durante o programa “Bom Dia, ministro”, do governo federal.
“Isso não corresponde à verdade. Temos, na realidade, um déficit em relação aos americanos”, disse. Marinho destacou que, ao avançar nas discussões, será possível realizar ajustes importantes. “Pode ter certeza: o setor siderúrgico será tratado com muito carinho”, reforçou.
Marinho também destacou que o governo federal tratará o setor de siderurgia “com muito carinho” nas negociações comerciais com os Estados Unidos.
Segundo Marinho, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, tem papel central nas discussões e acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reuniões bilaterais. Alckmin coordena o diálogo em conjunto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e reúne dados detalhados sobre todos os setores produtivos.
“Ele está preparado para realizar um bom debate com o governo americano, caso esse desejo se confirme. Seguramente ficará comprovado que grande parte das importações de produtos americanos já entra no Brasil com tarifa zero”, afirmou.