PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quem é Carlos Viana, candidato à Prefeitura de BH pelo Podemos

Por

Siga no

Rede 98

Compartilhar matéria

Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo Podemos nas Eleições 2024, Carlos Viana é jornalista por formação e senador por Minas Gerais desde 2019. O ex-apresentador e repórter também concorreu ao governo de Minas em 2022, ficando na terceira posição, com 7,23% dos votos.

Nascido em 1963, Carlos Viana é formado em jornalismo e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pelo Centro de Pesquisas Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com passagens pela Rede Minas de Televisão, TV Globo Minas, TV Bahia e Rádio Itatiaia, atuando como repórter, Viana se destacou na imprensa mineira enquanto apresentador do jornal da TV Alterosa, em 1999. Cinco anos depois, o jornalista se mudou para os Estados Unidos para trabalhar como editor-chefe do National – The Brazilian Newspaper.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De volta ao Brasil em 2007, Viana foi contratado pela Rádio Itatiaia para apresentação do Plantão da Cidade. No mesmo período, atuou como âncora do Balanço Geral, programa de jornalismo e cobertura policial da TV Record Minas. Já em 2008, o jornalista assumiu o MG Record, sendo o apresentador do programa até 2018, mesmo ano em que deixou a Itatiaia.

Carlos Viana assumiu o cargo de senador da República em janeiro de 2019, após ter vencido as eleições do ano anterior com 3.568.658 votos. A outra vaga de Minas Gerais para o Senado foi ocupada por Rodrigo Pacheco, atual presidente da Casa Legislativa.

Em 2022, Viana concorreu ao cargo de governador de Minas Gerais pelo PL (Partido Liberal), o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O jornalista teve 783.800 votos e não foi eleito, ficando atrás de Romeu Zema, que conseguiu a reeleição, e de Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conheça as propostas de Carlos Viana

O plano de governo do candidato do Podemos prevê o retorno dos cobradores nos ônibus de Belo Horizonte. Na série de sabatinas A BH Que Queremos, realizada pela Rede 98, Viana reforçou a proposta. 

“Houve uma sobrecarga sobre os motoristas, que além de embarcar pessoas com deficiência, também precisam cobrar passagem e dar troco. Custa muito pouco, diante do subsídio que a prefeitura deu, trazer de volta nove mil cobradores de ônibus para facilitar a vida do motorista e das pessoas com deficiência”, afirmou.

Leia também: Carlos Viana defende mandar de volta moradores de rua que vieram do interior

Viana também comentou sobre a proposta de um Carnaval fora de época na capital mineira. Segundo o candidato, a intenção é promover o turismo e fomentar a economia municipal. “O Carnaval de BH traz muito retorno para a capital. A minha ideia é nós fazermos um Carnaval temporão no mês de outubro, uma outra festa apresentando BH para o restante do Brasil, junto com grandes festivais gastronômicos”, disse o senador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Carlos Viana apresentou ainda propostas para atender a população em situação de rua. Ele afirmou que pretende mandar as pessoas sem-teto que não são de BH para as suas cidades natais, caso elas manifestem esse interesse: “A minha ideia é abraçar essa população, saber quem é. É do interior? Quer voltar? Vamos mandar de volta pra cidade dele. Se o prefeito devolver, nós vamos acionar o Ministério Público”.

Leia também: Viana: ‘Custa pouco voltar com os cobradores nos ônibus’

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira

Acusados de tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF

Senado aprova projeto que diminui pena de condenados do 8 de janeiro

Privatização da Copasa é aprovada na ALMG

Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização permanente para visitas de Michelle

Lula diz que se acordo do Mercosul com UE não for assinado agora, Brasil não o fará mais

Últimas notícias

Tribunal emite alerta ao Estado e ao TJMG por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

Tribunal confirma paralisação do ‘Programa Escolas Cívico-Militares’ do governo estadual

Governo cria primeiro Centro de Clima e Saúde na Amazônia, após COP30

Rubens Menin vai à Cidade do Galo e discute mudanças no futebol com os dirigentes

Brasil registra caso importado de ‘gripe K’ no Pará

Dos dez últimos treinadores do Cruzeiro, Tite é o que mais tem títulos na carreira

Mercado aéreo brasileiro deve mais do que dobrar nas próximas duas décadas, prevê Airbus

Pesquisa 2026 e Copom derrubam mercado e juros futuros sobem

Zootopia 2 chega a US$ 1 bi e confirma força do cinema infantil