PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“União é a força”, diz Zema em abertura da 10ª edição do Cosud, em Porto Alegre

Por

Siga no

Cristiano Machado / Imprensa MG

Compartilhar matéria

“A união é a força”. A frase dita pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ditou o tom da 10ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), iniciado nesta quinta-feira (29) em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Zema foi um dos governadores a discursar na cerimônia de abertura do evento, que reúne governadores e secretários públicos de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Estamos aqui representando os estados brasileiros do Sul e Sudeste. São regiões que concentram mais de 100 milhões de pessoas, o que corresponde a quase 55% da população do Brasil, além de responder por quase 70% da produção nacional. Portanto, é um grupo muito representativo e que pode contribuir muito para o desenvolvimento do Brasil”, disse, em seu discurso.

Romeu Zema ressaltou, ainda, as similaridades entre os estados que compõem o Cosud.

“Somos estados dinâmicos, com uma produção robusta e demografia semelhante. Tudo isso faz com que possamos trabalhar juntos, de forma muito próxima, discutindo assuntos sérios que trarão melhorias e muito desenvolvimento econômico e social. Tenho certeza de que estamos no caminho certo”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


Eduardo Leite, governador do estado anfitrião, também ressaltou a importância de uma aliança entre os estados. “O Cosud é um evento que tem a oportunidade de fortalecer esses laços, trocar experiências e, também, de receber visitas e poder mostrar a nossa cultura, gastronomia e entretenimento”, enfatizou.

Leite ainda destacou temas que estarão em pauta nesta edição, que segue até sábado. “Vamos dar foco à discussão dos governadores na questão da segurança pública e nas ações articuladas para o enfrentamento da criminalidade, em especial das facções criminosas. O Brasil assiste com preocupação às movimentações de grupos organizados do crime e entendemos que precisamos estar ainda mais próximos nesta pauta. Vamos tratar também, naturalmente, sobre questões climáticas, ações de Defesa Civil, Meio Ambiente e sustentabilidade, que também têm sido pautas que exigem ações integradas”, reforçou.

Compromissos

Nesta sexta-feira, os Grupos de Trabalho (GTs) discutem temas das 21 áreas elencadas nesta edição do Cosud, de Meio Ambiente, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão.

Os assuntos envolvem a mobilização dos governadores e gestores dos estados que compõem o consórcio. Ao longo do dia, o governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus também participam de compromissos relacionados à programação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No fim do encontro, no sábado, os governadores farão a leitura e assinatura em conjunto da Carta do Rio Grande do Sul, com novas diretrizes, e metas do consórcio.

(Com informações de Agência Minas)

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Carlos Bolsonaro lista doenças do pai após PGR apoiar prisão domiciliar de Augusto Heleno

‘Se for o Macaco Tião contra Lula eu prefiro o Macaco Tião’, diz Eduardo sobre apoiar Tarcísio

Propag: derrubada de vetos pelo Congresso traz novo ‘componente de facilidade’, avalia secretário

Trump promete ofensiva terreste na Venezuela ‘muito em breve’

Senado: relator da CCJ sinaliza parecer favorável a Jorge Messias para o STF

PGR concorda com prisão domiciliar para Augusto Heleno

Últimas notícias

Alckmin diz que negociação com EUA não acabou e cita café solúvel, uva, máquinas e motores

Atlético observa time de Kelly Key e contrata jovem para as categorias de base

Especialistas classificam uso crescente de zolpidem como problema de saúde pública

Sem titular, Cruzeiro terá que fazer uma mudança para enfrentar o Ceará; veja provável escalação

Argentina ganha espaço na Fifa: Conmebol ratifica Claudio Tapia em vaga que era da CBF

Dia D de combate ao Aedes aegypti: 748 municípios intensificam ações de prenvenção da Dengue

Cinco PMs são presos por crimes em megaoperação no Rio

Suspensão, incerteza e retorno: confira a provável escalação do Atlético contra o Fortaleza

Contra o Fortaleza, Atlético pode perder até seis nomes para reta final do Brasileiro