Siga no

O estudo identificou ingredientes regionais, apelo estético e o avanço expressivo dos drinks sem álcool (98 News/Reprodução)

O estudo identificou ingredientes regionais, apelo estético e o avanço expressivo dos drinks sem álcool (98 News/Reprodução)

Compartilhar matéria

O consumo de coquetéis no Brasil está em transformação. Uma pesquisa de campo realizada pela Kerry, multinacional de ingredientes e soluções para a indústria de alimentos e bebidas, mapeou mais de 1.000 drinks em 40 bares do país. O estudo identificou ingredientes regionais, apelo estético e o avanço expressivo dos drinks sem álcool como principais tendências.

A gerente de marketing para a América Latina da Kerry, Fernanda Fontolan, explicou os resultados da pesquisa em entrevista à 98 News nesta quinta-feira (17/7).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Capim-cidreira, jabuticaba e o ‘beber com os olhos’

“A gente analisou muitos bares do Brasil e também fez uma pesquisa de campo, um safari para identificar padrões: o que os consumidores estão tomando, o que estão pedindo. E a gente viu que vêm entrando muitos ingredientes regionais, como caju, capim-cidreira, jabuticaba. É uma composição que traz nuances ou o sabor como protagonista”, afirmou.

Além do paladar, o visual dos drinks ganhou destaque. Segundo Fernanda, o consumidor quer mais do que sabor: ele busca experiência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“É fato que a questão estética, além do sabor excelente, é superimportante. A montagem do drink é fundamental. Criamos até uma tendência chamada ‘beber com os olhos’. É uma tática interessante dos bares: sair da zona de conforto e promover experiências visuais para atrair o consumidor.”

Drinks sem álcool ganham espaço

Outro ponto de destaque foi o avanço dos chamados mocktails — coquetéis sem álcool. Para Fernanda, o movimento tem base geracional, liderado pela Geração Z e pelo público 50+, que busca bem-estar sem abrir mão da vida social.

“Os jovens realmente têm deixado de consumir álcool. Querem dormir mais cedo, acordar bem. Mas também querem sair com amigos que bebem, então buscam um drink que promova a mesma experiência. E esse é um ponto que a indústria precisa olhar.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ela cita uma tecnologia da própria Kerry, chamada TasteSense Sensations, que simula a sensação do álcool sem conter a substância. “Falta nos bares a experiência sensorial do álcool nos mocktails. Essa tecnologia traz a refrescância, o sabor e a combinação que remete ao drink alcoólico. É uma oportunidade enorme.”

Como a indústria responde às tendências

Fernanda explica que o estudo “Raising the Bar”, usado como base, ajuda a Kerry a desenvolver soluções B2B para o setor de alimentos e bebidas, com foco em nutrição otimizada e adequação às regulamentações regionais.

“Nosso trabalho é entender o consumidor e entregar soluções que tragam sabor autêntico e performance nutricional. Seja com redução de açúcar, gordura ou elaboração de conceitos com frutas e ingredientes regionais. O mercado de bebidas tem um potencial enorme para inovação.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Equilíbrio entre sabor e saúde

Ao ser questionada sobre a balança entre sabor e bem-estar, Fernanda foi categórica. “Eu diria que é 50% para cada lado. O consumidor está ansioso por novidades, por inovação em sabores. Mas também quer redução de calorias, de açúcar, e está mais fiel a um estilo de vida saudável. A indústria precisa criar soluções que entreguem as duas coisas.”

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Trump é diagnosticado com doença que afeta fluxo sanguíneo

Educação digital de graça na UFMG; praz para inscrição termina nesta sexta-feira (18/7)

Pão de queijo e mais um tanto! 7 produtos mineiros que são sucesso no Brasil e o mundo em 2025

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

‘Nome aos bois’; Damião promete expor empresas que não entregam obras em BH

Câmera do beijo flagra suposta traição em show do Coldplay e momento viraliza na internet

Últimas notícias

Concorra a um par de ingressos: Cruzeiro x Juventude, no Mineirão, no próximo domingo

STF decide: PIS e Cofins entram no cálculo da contribuição sobre a receita bruta

Pastel de camarão com catupiry: Tem novidade deliciosa na Pastelaria Marília de Dirceu

PBH firma contrato de R$ 159 mi com a Caixa para obras de macrodrenagem em Venda Nova e região Norte

Brasil tem 241 barragens fora do padrão de segurança

A técnica MAIS para um feedback que funciona

Silêncio também fala — e às vezes mais alto

Confiança: O ativo mais valioso no futuro do trabalho

Minas Gerais avança na alfabetização de crianças e sobe da 7ª para a 3ª posição nacional