O consumo de coquetéis no Brasil está em transformação. Uma pesquisa de campo realizada pela Kerry, multinacional de ingredientes e soluções para a indústria de alimentos e bebidas, mapeou mais de 1.000 drinks em 40 bares do país. O estudo identificou ingredientes regionais, apelo estético e o avanço expressivo dos drinks sem álcool como principais tendências.
A gerente de marketing para a América Latina da Kerry, Fernanda Fontolan, explicou os resultados da pesquisa em entrevista à 98 News nesta quinta-feira (17/7).
Capim-cidreira, jabuticaba e o ‘beber com os olhos’
“A gente analisou muitos bares do Brasil e também fez uma pesquisa de campo, um safari para identificar padrões: o que os consumidores estão tomando, o que estão pedindo. E a gente viu que vêm entrando muitos ingredientes regionais, como caju, capim-cidreira, jabuticaba. É uma composição que traz nuances ou o sabor como protagonista”, afirmou.
Além do paladar, o visual dos drinks ganhou destaque. Segundo Fernanda, o consumidor quer mais do que sabor: ele busca experiência.
“É fato que a questão estética, além do sabor excelente, é superimportante. A montagem do drink é fundamental. Criamos até uma tendência chamada ‘beber com os olhos’. É uma tática interessante dos bares: sair da zona de conforto e promover experiências visuais para atrair o consumidor.”
Drinks sem álcool ganham espaço
Outro ponto de destaque foi o avanço dos chamados mocktails — coquetéis sem álcool. Para Fernanda, o movimento tem base geracional, liderado pela Geração Z e pelo público 50+, que busca bem-estar sem abrir mão da vida social.
“Os jovens realmente têm deixado de consumir álcool. Querem dormir mais cedo, acordar bem. Mas também querem sair com amigos que bebem, então buscam um drink que promova a mesma experiência. E esse é um ponto que a indústria precisa olhar.”
Ela cita uma tecnologia da própria Kerry, chamada TasteSense Sensations, que simula a sensação do álcool sem conter a substância. “Falta nos bares a experiência sensorial do álcool nos mocktails. Essa tecnologia traz a refrescância, o sabor e a combinação que remete ao drink alcoólico. É uma oportunidade enorme.”
Como a indústria responde às tendências
Fernanda explica que o estudo “Raising the Bar”, usado como base, ajuda a Kerry a desenvolver soluções B2B para o setor de alimentos e bebidas, com foco em nutrição otimizada e adequação às regulamentações regionais.
“Nosso trabalho é entender o consumidor e entregar soluções que tragam sabor autêntico e performance nutricional. Seja com redução de açúcar, gordura ou elaboração de conceitos com frutas e ingredientes regionais. O mercado de bebidas tem um potencial enorme para inovação.”
Equilíbrio entre sabor e saúde
Ao ser questionada sobre a balança entre sabor e bem-estar, Fernanda foi categórica. “Eu diria que é 50% para cada lado. O consumidor está ansioso por novidades, por inovação em sabores. Mas também quer redução de calorias, de açúcar, e está mais fiel a um estilo de vida saudável. A indústria precisa criar soluções que entreguem as duas coisas.”