Siga no

(98 News/Reprodução)

(98 News/Reprodução)

Compartilhar matéria

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais promove nos dias 13 e 14 de agosto o seminário “Diálogos sobre a Articulação Entre Serviços, Benefícios e Diversidade na Proteção Social Básica”, em Belo Horizonte. O evento é direcionado a gestores, técnicos municipais, trabalhadores do SUAS e pesquisadores, com o objetivo de qualificar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.

Segundo a diretora de serviços e benefícios socioassistenciais da Sedes, Maria Clara Souza Mendes, a proposta é oferecer um espaço de reflexão, troca de experiências e aprofundamento prático e teórico sobre a atuação dos CRAS, os benefícios assistenciais e a diversidade dos públicos atendidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A maior parte dos usuários e usuárias dos CRAS são pessoas negras, em situação de pobreza, com diferentes composições familiares e condições de acesso. A diversidade precisa atravessar o planejamento, a execução e as estratégias dos serviços”, afirmou Maria Clara em entrevista à 98 News nesta quinta-feira (7/8).

Política pública mais inclusiva

A diretora defende que levar em conta marcadores sociais como raça, gênero e etnia é fundamental para tornar as políticas públicas mais eficazes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Não há possibilidade de pensar na qualidade das políticas públicas sem considerar os sujeitos que as acessam. O Brasil tem uma desigualdade fundante, e precisamos trabalhar com as interseccionalidades. Esses marcadores dificultam acessos, mas também revelam potências culturais e sociais que precisam ser valorizadas.”

Apoio aos municípios e fortalecimento do SUAS

De acordo com Maria Clara, a Sedes tem atuado com apoio técnico e financeiro aos municípios mineiros para garantir o fortalecimento do SUAS e a efetividade dos serviços.

“Estamos cada vez mais próximos dos municípios, para entender suas fragilidades e potências. Investimos em formação de trabalhadores e também ampliamos o repasse financeiro. É um trabalho conjunto, porque quem executa os serviços são os municípios.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Integração entre benefícios e serviços

A proposta do seminário também inclui o debate sobre a integração entre benefícios de transferência de renda, como Bolsa Família e BPC, e os serviços de proteção social básica, como o PAIF e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“A pobreza é multidimensional. Não basta olhar só para a renda. Precisamos considerar também os vínculos, as redes, as dificuldades de acesso. Os serviços e os benefícios se complementam. E os CRAS são o espaço onde isso acontece.”

Como participar

O seminário será realizado em formato presencial e as inscrições estão abertas no site da Secretaria de Desenvolvimento Social: www.social.mg.gov.br

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O evento é gratuito e voltado para profissionais do SUAS, pesquisadores e usuários da política de assistência social. A programação inclui painéis temáticos, mesas de debate e discussões sobre estratégias de proteção social, enfrentamento às desigualdades e promoção de direitos.

“Ficaremos muito satisfeitos em contar com a participação de todos e todas. É uma oportunidade de qualificar o atendimento à população e fortalecer a política de assistência em Minas Gerais”, concluiu Maria Clara.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Final de semana em BH terá leve trégua no frio; veja a previsão

Após dois dias de força-tarefa, jacaré ferido é resgatado em Lagoa Santa

Plano de contingência ao tarifaço deve sair até terça, diz Alckmin

Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio acumulado vai para R$ 9 milhões

‘A construção de novas estradas em MG está parada há décadas pela espera de licenças ambientais’, diz ex-secretário de Meio Ambiente

Hugo Motta diz que avalia punição a deputados que ocuparam Mesa da Câmara: ‘se excederam’

Últimas notícias

Belo Horizonte, a cidade onde radares viram Política Pública

Faustão é submetido a transplante de fígado e retransplante de rins

STF suspende julgamento sobre ampliação da CIDE-Tecnologia em contratos com o exterior

Lula recebe equipe de O Agente Secreto e destaca papel da cultura

Villalba se declara após gol marcado e classificação: ‘o Cruzeiro mudou minha vida’

Leonardo Jardim celebra classificação, mas classifica Copa do Brasil como ‘secundária’ para o Cruzeiro

‘O Cruzeiro está acima de qualquer jogador’: Cássio comemora classificação e exalta força do elenco

Cruzeiro vence o CRB e está nas quartas de final da Copa do Brasil

Taxa para registrar marca no Brasil sobe e pode chegar a R$ 1.720