Tombamento da Serra do Curral avança na ALMG após nova fase da Operação Rejeito

Siga no

PL estava parado em Comissão há 2 anos (Cristiano Machado / Imprensa MG)

Compartilhar matéria

O processo de preservação da Serra do Curral ganhou novo fôlego na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Projeto de Lei (PL) 1.449/23, que cria o Monumento Natural Serra do Curral, e protege mais de 442 milhões de m² contra mineração, caça e degradação ambiental, recebeu parecer pela legalidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta terça-feira (23/9), após dois anos parado.

A proposta, apresentada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT) caminha em contexto marcado pela nova fase da Operação Rejeito, deflagrada na última quarta-feira (17/9). A ação, coordenada pela Polícia Federal (PF), expôs um esquema bilionário de corrupção em diversos órgãos estaduais e federais de fiscalização e controle em áreas ambientais na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o PL, o Monumento Natural Serra do Curral abrange área limítrofe de oito municípios: BH, Nova Lima, Sabará, Raposos, Brumadinho, Ibirité, Sarzedo e Mário Campos. A intenção é assegurar que o espaço seja destinado apenas a atividades educacionais, científicas, recreativas e turísticas.

Outro ponto de destaque do texto é a criação de um Conselho Consultivo do Monumento Natural Serra do Curral, que terá participação paritária entre sociedade civil e poder público. O colegiado deve atuar como instância de acompanhamento e fiscalização das medidas de preservação, garantindo maior controle social sobre o futuro da serra.

Detalhes da tramitação

Relator da proposta na CCJ, o deputado Doutor Jean Freire (PT, defendeu a continuidade da tramitação, mas recomendou ajustes por meio do substitutivo nº 1. Segundo ele, as alterações não afetam o conteúdo central do PL, apenas o alinham às normas já estabelecidas pela legislação ambiental, como o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e a Lei Estadual de Proteção à Biodiversidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com o parecer aprovado, a proposta segue agora para a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde será analisada em 1º turno.

Entenda a Operação Rejeito

A Operação Rejeito apura um esquema de corrupção que envolvia o pagamento de propina a servidores para a concessão de licenças ambientais irregulares e a exploração mineral em áreas protegidas.

De acordo com a PF, integrantes do grupo chegaram a discutir estratégias para barrar a tramitação do projeto que cria o Monumento Natural da Serra do Curral.

O fato de a proposta ter ficado paralisada por dois anos e só ter voltado a avançar após a operação reforça indícios de que o grupo atuava para travar o andamento da matéria no Legislativo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Conselho de Ética da Câmara abre processo contra Eduardo Bolsonaro

Damião se manifesta sobre ação da PF que mira fraudes em contratos da PBH

Edifício JK terá novo síndico após 40 anos

Eduardo Bolsonaro minimiza aceno de Trump a Lula: ‘genialidade como negociador’

O discurso de Trump, passo a passo, na Assembleia Geral da ONU e o que ele disse sobre Lula e o Brasil

Após revitalização, Café Nice é reaberto no Centro de BH: ‘Desânimo virou esperança’

Últimas notícias

Zico elogia Matheus Pereira e torce por volta do camisa 10 à Seleção

Lei Magnitsky, queda da Cosan e discurso de Lula na ONU marcam a semana

Membros de torcida organizada do Atlético protestam antes de decisão contra o Bolívar

Financiamento climático: como adaptar cidades brasileiras em meio à crise ambiental

Freelas, plataformas digitais e múltiplas rendas: o novo cenário do trabalho no Brasil

Justiça mantém Sigma Lithium em operação e determina perícia socioambiental em Minas

Fazenda atribui despesas a Bolsonaro, mas crise fiscal vai além da herança

Falar de erros sem soar agressivo: o segredo da liderança eficaz

Zico minimiza jejum de Hulk no Brasileirão: ‘o que ele representa para o Atlético independe de gols’