Motoristas que circulam pela região Nordeste de Belo Horizonte devem perceber mudanças no entorno da Praça das Águas, no bairro São Gabriel. Nesta semana, uma nova estrutura viária foi liberada no local, oferecendo acessos e mais faixas de trânsito para quem trafega pelas avenidas Cristiano Machado, Risoleta Neves (Via 240) e pelo Novo Anel.
Entre as novidades estão duas novas alças na Cristiano Machado, no sentido bairro: uma dá acesso direto à Via 240 e a outra é exclusiva para o Novo Anel, no sentido Rio de Janeiro. O trânsito também ficou mais dinâmico para quem vem do Centro pela avenida ou pela Via 240.
A nova configuração inclui travessias semaforizadas para pedestres e ajustes nas calçadas. O transporte coletivo também foi alterado, com modificações no acesso e na saída dos ônibus que atendem à Estação São Gabriel. De acordo com a Prefeitura de BH, as alterações visam melhorar a fluidez do tráfego e reduzir os congestionamentos na região.
Obra contra alagamentos
A obra da Praça das Águas integra as ações de macrodrenagem do Ribeirão Pampulha. No local, está sendo construída uma estrutura hidráulica com capacidade para armazenar até 27 milhões de litros de água — três vezes mais que a caixa de captação da avenida Vilarinho.
A estrutura tem como objetivo conter o volume de água que desce do Ribeirão Pampulha e do Córrego Cachoeirinha em direção ao Ribeirão do Onça, reduzindo os alagamentos na avenida Cristiano Machado, nas imediações da estação São Gabriel.
De acordo com a Prefeitura, as ações são supervisionadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), com investimento estimado em R$ 68 milhões, financiados com recursos da Caixa Econômica Federal e da própria prefeitura. A previsão é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2026.