O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um “ataque bem-sucedido” contra três instalações nucleares do Irã, na noite deste sábado (21/6). “Acabamos de fazer um ataque bem-sucedido às 3 instalações nucleares no Irã”, escreveu Trump na rede “Truth Social”.
Segundo o presidente dos Estados Unidos, instalações nucleares de Fordow, Natanz e Esfahan foram bombardeadas. “Todos os aviões estão agora fora do espaço aéreo iraniano”, continuou Trump.
Donald Trump ainda parabenizou aos militares a quem chamou de “guerreiros americanos”. Ele informou ainda que os aviões responsáveis pelos ataques, com “carga completa de bombas”, estão “em segurança” e “a caminho de casa”.
“Todos os aviões estão em segurança a caminho de casa. Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. AGORA É A HORA DA PAZ! Agradecemos a sua atenção a este assunto”, finalizou.
Por enquanto, não há informações sobre mortos ou feridos. Nos últimos dias, o presidente dos Estados Unidos disse que demoraria até duas semanas para entrar ou não no conflito entre Israel e Irã. O Irã, por sua vez, disse que a entrada dos Estados Unidos no confronto geraria “consequências devastadoras”.
Mais cedo, neste sábado, a Forças Armadas do Iêmen ameaçaram atacar barcos dos Estados Unidos (EUA) que trafeguem no Mar Vermelho caso o governo de Donald Trump decidisse entrar diretamente na guerra entre Israel e Irã.
Em comunicado, o porta-voz do Exército do Iêmen, Yanya Saree, disse que os militares estarão de prontidão para atacar os navios comerciais e de guerra dos EUA na região.
“Se os americanos estiverem envolvidos com o inimigo israelense em um ataque contra o Irã, as Forças Armadas do Iêmen atacarão seus barcos e navios de guerra no Mar Vermelho. As Forças Armadas estão acompanhando, monitorando toda as ações na região, incluindo movimentos hostis contra nosso país”, disse Saree em uma rede social.
Ainda neste sábado, a agência de notícias Reuters informou que bombardeiros B-2, capazes de perfurar bunkers (estruturas geralmente subterrâneas, projetadas para proteger pessoas e equipamentos de ataques militares) deslocam-se para a Ilha de Guam, no Pacífico, segundo autoridades americanas ouvidas pelo veículo.
Com agências