O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o Leão XIV, o primeiro papa estadunidense da história da Igreja Católica.
Em postagem nas redes sociais, Trump se mostrou empolgado com a escolha do novo pontífice e afirmou estar ansioso para conhecê-lo pessoalmente.
“Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost. É uma grande honra perceber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção, e que grande honra para o nosso país. Estou ansioso para conhecer o Papa Leão XIV”, escreveu o presidente.
Trump havia apoiado outro cardeal americano
Durante sua visita a Roma para o funeral do Papa Francisco, Trump chegou a sugerir o nome de outro cardeal norte-americano para o papado: Timothy Dolan, de 75 anos.
“Temos um cardeal que, por acaso, é de um lugar chamado Nova York e é muito bom. Então, veremos o que acontece”, declarou o presidente na ocasião, em referência a Dolan, antes do início do conclave.
O cardeal de Nova York é considerado aliado de Trump. Ele participou das cerimônias de posse do presidente em 2017 e 2021, sendo esta última descrita por ele como “um grande dia para os Estados Unidos”.
Papa Leão XIV já criticou Trump
Apesar da comemoração de Trump, o novo papa, Robert Francis Prevost, já fez críticas ao governo do presidente norte-americano, especialmente em relação à política migratória. Ele também publicou mensagens contrárias a declarações do atual vice-presidente, J.D. Vance. Em uma delas, rebateu um discurso no qual Vance afirmou que “Jesus pede para que a gente hackeie o nosso amor pelos outros”.
“Jesus nunca disse isso”, respondeu Prevost.