Ao vivo
98 Futebol Clube Segunda a Sexta - 12h às 14h

Criamos memes, bordões e paródias que alcançam milhões de pessoas em todo o país, jogando para escanteio o mau humor e levando a bandeira da paz e da alegria para o futebol.

Olha a festa! Segunda edição do Minas Junina terá “Comida de Frio” como tema e eventos em todo o estado

Por

Siga no

Leo Bicalho / Secult

Em mais uma ação que ressalta Minas Gerais como um dos principais destinos do país, líder em movimentação turística e palco de tradicionais eventos juninos, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), lançou, nesta quarta-feira (29), a segunda edição do Minas Junina

Entre 1/6 e 31/7, a iniciativa terá cerca de 450 ações em 300 municípios, números que apontam crescimento de 20% em relação ao ano passado, e será responsável por gerar movimentação turística de aproximadamente 3 milhões de pessoas, 20% a mais que em 2023, quando 2,6 milhões de turistas viajaram pelo estado nesse período, segundo dados do Observatório do Turismo

O lançamento do Minas Junina 2024 contou com a apresentação do grupo de quadrilha Sangê Minas e anúncio do tema “Comida de Frio”, maneira de promover e valorizar a cozinha mineira típica das festas juninas, como os derivados de milho e mandioca, reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais em julho de 2023. Também o quentão, bebida feita com cachaça, outro Patrimônio Cultural do estado. 

O evento é realizado em parceria com a Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur) e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais

Com música, dança, pratos típicos, folclore e decoração, as festas juninas têm longa tradição e fazem parte da cultura de Minas Gerais. 

Em muitos municípios, esses eventos se misturam às manifestações de fé, como procissões, santíssimo sacramento e hasteamento de bandeiras em mastros próximos a igrejas, já que o período é dedicado aos santos Antônio, João e Pedro.

Festa em BH

Em Belo Horizonte, a festa será realizada no Palácio da Liberdade

Entre os dias 28 e 30/6, o histórico edifício e seus jardins, iluminados e decorados especialmente para o evento, sediará a segunda edição do Arraiá da Liberdade, que terá uma extensa programação cultural, artística e gratuita com muita música, comidas típicas, brincadeiras juninas, cozinha viva, espaços instagramáveis, quadrilhas e espetáculos infantis. 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) estará presente no Arraiá da Liberdade com uma feira de produtos agroecológicos, para a promoção do desenvolvimento rural sustentável centrado na agricultura familiar. Inclusivo, o evento também terá participação de instituições de atenção a pessoas com deficiência. O Arraiá da Liberdade 2024 é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secult e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Estamos no caminho certo de promover Minas Gerais como foco no desenvolvimento da economia da criatividade, gerando cada vez mais postos de trabalho e, consequentemente, mais renda e mais qualidade de vida. Só no período das festas juninas, esperamos um crescimento de 20% em relação aos números do ano passado. Estamos ainda mais preparados para alcançar esse crescimento”, destaca a secretária adjunta de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza. 

Siga no

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Cidade do Sul de Minas Gerais surge em lista de ‘destinos tendência’ no Brasil em 2025

São Miguel do Gostoso: Conheça o Paraíso de Ventos e Praias

O inverno e os Festivais de Inverno em Minas Gerais

Arraiá é Só Alegria: 4 Festas Juninas Tradicionais para Curtir em Minas Gerais!

Serra do Cipó: Beleza Natural e Aventuras Inesquecíveis

Caxambu, o maior complexo hidromineral do planeta

Últimas notícias

Celular pega fogo no bolso de jovem em lanchonete de Minas Gerais

Conheça a origem de bares tradicionais da culinária árabe em BH

‘Taxa das blusinhas’: Zema nega aumento do ICMS sobre importados em Minas Gerais

Análise do meio campo do Cruzeiro na estreia do Brasileirão 2025

Ministério Público recupera carta escrita por Santos Dumont e outros documentos históricos

Primeiro de Abril: a verdadeira história do Dia da Mentira

Defensoria Pública entra com ação contra clínica odontológica de BH por danos a pacientes

Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo

Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda ainda não aparece para usuários