PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vale do Peruaçu pode se tornar o primeiro Patrimônio Natural de Minas reconhecido pela Unesco

Siga no

A candidatura será analisada durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial (Instituto Chico Mendes/Divulgação)

Compartilhar matéria

Neste final de semana, Minas Gerais pode conquistar um feito inédito: o título de Patrimônio Mundial Natural da Humanidade da Unesco para o Vale do Peruaçu, localizado no Norte do estado.

A candidatura será analisada durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada até 16 de julho na sede da Unesco, em Paris, na França. A previsão é que a avaliação do Peruaçu ocorra na tarde de sábado (12/7) ou domingo (13/7).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Se aprovada, essa será a primeira vez que Minas Gerais recebe um título de Patrimônio Mundial Natural, somando-se aos quatro bens já reconhecidos como patrimônios culturais (Ouro Preto, Congonhas, Diamantina e Pampulha).

Será também a segunda conquista internacional consecutiva do estado junto à Unesco, após o reconhecimento, em 2024, dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Minas se tornará, assim, o único estado brasileiro a conquistar dois títulos da Unesco em dois anos consecutivos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Barroco da natureza

Localizado entre Januária, Itacarambi e São João das Missões, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um dos mais impressionantes sítios naturais e arqueológicos do Brasil com cânions e cavernas monumentais, com mais de 500 formações catalogadas.

Ali também se encontra a estalactite conhecida como Perna da Bailarina, com 28 metros, arte rupestre com mais de 12 mil anos de história, ecossistemas entre Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, além de território de comunidades tradicionais e indígenas, como o povo Xacriabá.

Impulso na atividade turística

A chancela da Unesco ao Vale do Peruaçu deverá representar um divisor de águas para o turismo no Norte de Minas Gerais. A expectativa é de um aumento expressivo na visitação nacional e internacional, com impactos diretos na geração de emprego e renda nos municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, além de toda a região do Médio São Francisco.

Estudos comparativos com outros sítios reconhecidos pela Unesco no Brasil indicam um crescimento de até 30% no fluxo turístico nos primeiros três anos após a titulação, com maior permanência média, atração de investimentos em infraestrutura, fomento ao turismo de base comunitária e valorização dos modos de vida tradicionais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além de fortalecer o turismo de natureza, o título deverá consolidar o Peruaçu como um destino de turismo arqueológico, cultural, indígena e ecológico.

“Minas é terra de memória, de pedra e de gente. Em menos de dois anos, os nossos queijeiros e queijeiras, com seus modos de fazer passados de geração em geração, e as comunidades do Norte de Minas, guardiãs do Vale do Peruaçu, colocaram o estado no centro do mapa mundial do patrimônio. O queijo e o cânion, o sabor e a paisagem, a cultura e a natureza — tudo fala de um mesmo povo”, reflete o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

“O reconhecimento do Peruaçu pela Unesco será também um marco para o turismo sustentável de Minas. Significa atrair o mundo para conhecer nossos biomas, nossas tradições e nossa paisagem sagrada. O turismo, aqui, é parte da preservação”, completa.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Turismo

COP30 consolida novo patamar do turismo no Brasil, avalia Sabino

Minas Gerais entra em lista internacional dos melhores destinos para viajar em 2026

Minas Gerais cresce 23,1% no turismo doméstico e vive boom de viagens em grupo em 2025

Minas Gerais aposta no turismo de negócios e lança Rota da Serra do Cipó na ABAV Expo 2025

Turismo em julho: retração em Minas Gerais contrasta com alta de 6,5% no Brasil

Estrada Cênica e queijo do Serro: Anglo American aposta em turismo para diversificar economia no Espinhaço

Últimas notícias

Atlético vence o São Paulo e sai na frente nas semifinais da Copa do Brasil Sub-20

Após audiência de custódia, STF mantém prisão de Bolsonaro

STF suspende ações de indenizações por atraso e cancelamento de voos

‘O Agente Secreto’ entra em lista de melhores do ano do The Wall Street Journal

Moraes manda Bolsonaro explicar uso de celular por Nikolas em visita

CBF apresenta regras do Fair Play Financeiro no Brasil

Membros da Guarda Nacional dos EUA são baleados perto da Casa Branca; uma pessoa é presa

Próximo adversário: Cruzeiro venceu o Ceará fora de casa apenas uma vez na história

Sampaoli mira grande reformulação no Atlético para 2026