O Vaticano anunciou que o público deverá saber o resultado da primeira votação do conclave, a partir das 14h da próxima quarta-feira (7/5). O processo de escolha do novo papa começa amanhã e não tem limite de dias para ser finalizado.
A escolha do novo pontífice será confirmada com a cor da fumaça que sairá da chaminé da capela Sistina. Se a fumaça for preta, significa que o novo papa não foi escolhido. Caso caso a fumaça seja branca, aí sim, Habemus Papam (temos um papa).
O Vaticano informou que a chaminé vai ser utilizada somente em duas, das quatro votações diárias. Serão duas votações pela manhã (horário de Brasília), uma às 5 outra às 7 horas. No período da tarde, as votações acontecem às 12h30 e às 14h. A fumaça só será vista no teto da Capela Sistina às 5h e às 12h30.
Os cardeais de todo mundo já iniciaram o processo de reclusão que antecede o conclave. A partir de amanhã, fica proibido o uso de celulares na capela Sistina e no entorno da praça de São Pedro. Ao todo, 133 cardeais com menos de 80 anos estão aptos a escolher o próximo pontífice.