Começa nesta quinta-feira e vai até o dia 30 a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um dos eventos mais importantes do gênero no Brasil, reconhecido por conectar o público brasileiro com o melhor da produção mundial.
Desde 1977, a Mostra reúne cinéfilos de todas as idades, forma novos públicos e traz ao país filmes premiados e inéditos, além de promover debates essenciais sobre o futuro da sétima arte. Muitos diretores brasileiros reconhecem que foram formados pela Mostra, que sempre desafiou a censura e se manteve como espaço democrático e plural do audiovisual.
Neste ano, a programação está especialmente robusta: 373 filmes de 80 países serão exibidos em 52 salas e centros culturais. Um dos grandes destaques é a presença de 15 títulos indicados por seus países para concorrer ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.
Entre eles estão O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, representante do Brasil; Foi Apenas um Acidente, do iraniano Jafar Panahi, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; No Other Choice, do sul-coreano Park Chan-wook; e Palestina 36, representante da Palestina. Também integram a programação grandes estreias como Frankenstein, de Guillermo del Toro; Jay Kelly, de Noah Baumbach; e Pai, Mãe, Irmã e Irmão, de Jim Jarmusch.
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo reafirma seu papel fundamental para a cultura nacional e internacional, celebrando o poder do cinema de transformar e aproximar pessoas.
Para quem estiver na capital paulista ou de passagem, a programação completa está disponível em mostra.org.