Sorte da sua segunda-feira: você não estava na lista do presidente Donald Trump para receber dele uma cartinha. Longe de ser uma mensagem carinhosa, um correio elegante, nada disso, uma carta que anuncia tarifas.
Primeiro, vamos falar do mercado local Ibovespa que fechou a sessão em queda de 1,26% aos 139.489 pontos. Destaque de baixa para Angie, um recuo de 6,33% e para a empresa de tecnologia Totus, queda de 4,99% para ela. Operando em alta BRF, elevação de 9,37%.
Marfrig também subiu bem, 4,09%. Ô, Vini, e que aconteceu para a BRF subir desse jeito? Olha, a revista exame, publicou quatro motivos e eu destaco dois aqui para você conectado junto com a gente no start. A decisão do CAD que encaminha a fusão justamente com a Marfrig, então não é por acaso que as duas empresas fecharam a segunda-feira em altas relevantes e também a queda no preço do milho. BRF vende carne de frango.
O frango se alimenta de milho. Se o milho está mais barato, a margem da BRF tende a subir. Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump falou sobre taxar países do BRICS, fez um post em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e enviou cartas para países do mundo anunciando tarifas. Japão, Coreia do Sul, Malásia e Cazaquistão receberam as cartinhas de Donald Trump.
25% de tarifa no lombo de cada um desses países. África do Sul recebeu uma tarifa de 30%. Laos e Myanmar, 40% nesses dois casos. Agenda do dia, acerte aí o seu relógio. 9 horas da manhã, horário de Brasília, vendas do varejo aqui no nosso país referente ao mês de junho e às 2 horas da tarde, horário de Brasília ainda, leilão das “Treasuries” de 3 anos lá nos Estados Unidos.
“Treasuries” são os títulos da dívida pública americana, esses que eu mencionei, com vencimento em 3 anos. Tem que estar no radar.