Uma pesquisa realizada pela Fecomércio de Minas Gerais revelou que 59,5% das empresas do comércio mineiro usam a internet e as redes sociais para realizar vendas. Mais de 43% delas começaram a utilizar o meio online nos últimos 5 anos.
A economista da Fecomércio, Fernanda Gonçalves, participou do Deadline da 98 News e comentou sobre a tendência: “Com o passar dos anos, o comerciante começou a ver que não é apenas um diferencial ter uma loja online, e sim uma necessidade. É uma competitividade dentro do mercado e até mesmo em questões de logística, que pode ser um triunfo, vendendo para outras cidades e estados, ampliando a rede dos comerciantes”, afirmou a especialista.
Fernanda também destacou que parte dos comerciantes que não investem no e-commerce se mantém apenas com o trabalho presencial por falta de conhecimento e de mão de obra especializada, mas que acredita que a porcentagem de empresas presentes no meio digital vai aumentar nos próximos anos.
A especialista ainda explicou que a presença no âmbito online é uma estratégia essencial para profissionais do comércio sobreviverem no mercado diante da modernização tecnológica: “É uma estratégia para se manter e se posicionar no mercado. A junção dos dois meios (físico e online) é necessária para a sobrevivência desse mercado”, finalizou.