No ambiente profissional, até uma pequena mentira pode causar um grande estrago. Sabe quando alguém prefere concordar com o chefe só para evitar um conflito ou quando mente sobre o andamento de um projeto para parecer que está tudo bem? Pois é, isso parece inofensivo, mas pode gerar prejuízos enormes para a empresa e para a sua própria imagem.
Mentir, manipular informações ou esconder erros é muito mais sério do que parece. Quando isso toca o campo da ética, o risco é altíssimo. Você pode perder, em instantes, o seu bem mais precioso: a credibilidade. Mesmo com boas intenções, a mentira sempre tem perna curta. E, uma vez que a confiança é abalada, é muito difícil reconquistá-la. Prejudica a relação com colegas, líderes e clientes. A mentira é sempre prejudicial.
Por isso, honestidade e transparência continuam sendo os melhores caminhos — em qualquer área ou cargo. Se você se atrasou, explique. Não vai conseguir entregar um projeto? Renegocie. Errou em algum aspecto? Assuma e corrija. Ser autêntico com diplomacia e respeito é o que constrói uma reputação sólida. O famoso “jeitinho” já ficou para trás. Hoje, o verdadeiro diferencial é ser confiável. Afinal, caráter nunca sai de moda.