PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Minas inaugura 1ª empresa de biometano e lança rota de energia limpa no Triângulo Mineiro

Siga no

A planta é a primeira em Minas a transformar vinhaça, subproduto da cana-de-açúcar, em biometano (Divulgação)

Compartilhar matéria

A primeira produtora de biometano de Minas Gerais foi inaugurada na sexta-feira (17/10) em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. O empreendimento da Zeg Biogás, em parceria com a Bioenergética Aroeira, contou com investimento de R$ 78,6 milhões e simboliza um avanço estratégico na transição energética do estado.

A planta é a primeira em Minas a transformar vinhaça, subproduto da cana-de-açúcar, em biometano, um combustível renovável com alto potencial de descarbonização. A unidade já está em operação e deve gerar cerca de 70 empregos diretos e indiretos até o fim do ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A inauguração da empresa reforça nosso compromisso com uma transição energética sólida e sustentável. Já temos 32,4% da matriz composta por fontes renováveis, acima da média nacional”, afirmou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Frederico Amaral.

Transição energética e inovação

A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas, com apoio da Siamig Bioenergia. O projeto coloca o estado na vanguarda da economia verde e reforça a integração entre o setor público e privado em prol da sustentabilidade.

O prefeito de Tupaciguara, Francisco Neto, destacou a importância do investimento. “É com muito entusiasmo que recebemos este empreendimento, que coloca o Triângulo Mineiro em posição de protagonismo na transição energética.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Biorrota BR-050 conecta usinas e consumidores de energia limpa

Durante a cerimônia, foi lançado o projeto Biorrota BR-050, que vai conectar usinas produtoras e consumidores de energia renovável na região do Triângulo Mineiro. A iniciativa integra o programa Rota da Descarbonização, coordenado pela Invest Minas, e visa ampliar o uso de biocombustíveis e incentivar novas oportunidades de negócios sustentáveis.

“O biometano é parte essencial da nova matriz energética mineira, que alia inovação, geração de empregos e responsabilidade ambiental”, ressaltou o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade.

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Governo de Minas suspende contrato da educação com empresa suspeita de fraudes

100 anos da Marinha em MG: Capitão explica a atuação do órgão em um estado sem litoral

Carreta com 46 mil litros de combustível tomba e provoca vazamento em riacho na zona rural de Minas

Acidente entre carreta com milho e caminhão-tanque interdita BR-251

Suspensão da vacina contra a dengue está dentro dos protocolos, diz infectologista

Minas lança plano de combate a incêndios florestais com investimento de R$ 440 milhões até 2031

Últimas notícias

Defesa de Bolsonaro pede visita de nora e netas no dia em que Brasil estreia na Copa do Mundo

Randolfe: Prazo de aplicação da PEC 6×1 pode ser discutido; redução tem que valer de imediato

EUA lançam ataques contra o Irã após queda de helicóptero Apache no Estreito de Ormuz

Kaio Jorge, do Cruzeiro, abre mão de parte das férias para recuperar condição física

CNJ apresenta proposta de regras para atuação de menores como influenciadores

Hospital da Baleia reforça ações para prevenir incêndios durante período de seca em BH

Betim terá fan fest gratuita da Copa do Mundo com quatro telões e palco 360°

98 News no Leader Shift 2026: veja como foi o primeiro dia do maior evento de liderança de MG

Destaque de Marrocos tem lesão confirmada e deve ser desfalque contra o Brasil