Em novembro, o Brasil vai sediar a COP 30, a conferência anual da ONU sobre mudança climática e aquecimento global. Mas, afinal, o que significa COP? Qual é o objetivo dessa reunião? E será que o planeta está mesmo se aquecendo? Essas são algumas das perguntas que começaremos a responder a partir de hoje.
Eu faço parte da equipe de intérpretes que prepara a COP 30, que será realizada este ano em Belém do Pará. Nosso papel é facilitar o diálogo e traduzir em linguagem acessível os conceitos centrais das discussões sobre o clima. Você provavelmente já ouviu termos como aquecimento global, efeito estufa, Protocolo de Kyoto, Acordo de Paris e agora COP. Vamos entender, passo a passo, o que cada um significa — começando por esse último.
COP é a sigla em inglês para Conference of the Parties, ou Conferência das Partes. Mas que partes são essas? As partes são os 198 países — na verdade, 193 países e cinco territórios — signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC). Essa Convenção, hoje um dos principais órgãos da ONU, foi criada no Brasil, durante a Conferência do Rio, a famosa Eco-92, da qual eu também participei. Desde então, as COPs são realizadas anualmente para discutir e tentar conter uma hipótese que preocupa cientistas há décadas: a temperatura do planeta está subindo por ação humana — um fenômeno que pode ameaçar a própria sobrevivência da humanidade.
A COP 30 pretende firmar novos compromissos internacionais em áreas como redução das emissões de gases do efeito estufa, proteção da Amazônia, promoção da agricultura sustentável e transição energética justa. Tudo isso com o objetivo de mitigar os efeitos do aquecimento global.
Mas será mesmo que o planeta está se aquecendo? Ficou curioso? Então aguarde o próximo capítulo dessa série de histórias sobre o clima.