Você está pronto para o próximo cargo de liderança? É o que muita gente se pergunta, mas o que os seus chefes e o mercado estão, na verdade, avaliando é a sua postura de comunicação. Não basta ser bom tecnicamente. Para avançar para o nível executivo, é preciso comunicar que você está pronto para o que o cargo exige e assumir riscos.
Existe uma diferença gigante entre o gerente que só entrega tarefas e o líder que enxerga o próximo desafio. E essa diferença é percebida na forma como você se posiciona. Qual é a sua tolerância ao desconforto? Essa é a pergunta.
Um webinar realizado pela FGV, a Fundação Getúlio Vargas, sobre como gestores em ascensão se preparam para cargos executivos, destacou que, para ser visto como um executivo, você precisa demonstrar adaptabilidade e inovação como suas marcas registradas, ou seja, sair da zona de conforto operacional. O grande consultor da gestão Peter Drucker dizia que, onde há fumaça, há fogo. E a tarefa da administração é acender fogos.
Se a sua comunicação não mostra que você está disposto a acender esses fogos, a arriscar, a inovar, você não será visto como o futuro CEO. Você será o excelente gestor operacional. Em vez de dizer: “Fiz o que foi pedido”, comece a dizer: “Propus um caminho novo que envolve um risco calculado, mas que pode gerar X resultado”.
É a sua forma de apresentar visibilidade com consistência, mostrando que não está ali apenas para cumprir tabela, mas para multiplicar o impacto. Meu desafio para você esta semana é este: pare de focar só na entrega e comece a comunicar o seu processo de decisão. Quando apresentar um resultado, reserve 30 segundos para destacar o risco que você aceitou e por que ele valeu a pena.
Comunique o seu apetite por risco e mostre que a sua palavra de líder já está pronta para o próximo nível.
