Turismo no topo dos desejos de consumo dos brasileiros. De acordo com os dados revelados pela Pesquisa Radar Fábam, realizada no final de setembro com 2.000 pessoas que moram nas cinco regiões brasileiras, 11% dos entrevistados afirmaram que pretendem investir seus recursos financeiros extras em viagens. Esse resultado recoloca o turismo no topo dos desejos de consumo dos brasileiros para o final do ano, ultrapassando inclusive a compra de veículos.
Mesmo com esse avanço, o turismo ainda está atrás de outras aspirações dos brasileiros, como investimentos bancários, que apresentam 29% da preferência do público, compra de móveis, que aparece com 25%, e o desejo de reformar a casa, que representa 18% das intenções de quem tem dinheiro sobrando no bolso.
Um ponto importante a ser ressaltado é a mudança do foco do consumidor em relação a aproveitar as viagens e as experiências do destino, em detrimento da aquisição de automóveis. Esse fato é comprovado pelas pesquisas publicadas pelo IBGE, que apontam um crescimento na ordem de 6% do turismo doméstico brasileiro em 2025, alcançando 15 meses consecutivos de alta.
