A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23/12) que a bandeira tarifária em janeiro de 2026 será verde, o que afasta a cobrança de custo adicional na conta de energia dos consumidores. O patamar não era alcançado desde abril.
Segundo a Aneel, apesar de o país atravessar o período chuvoso com volumes de precipitação abaixo da média histórica, houve, em novembro e dezembro, manutenção geral das chuvas e dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Esse cenário permitiu reduzir a necessidade de usinas termelétricas na comparação com o mês anterior.
O sistema de bandeiras tarifárias reflete o custo variável da produção de energia elétrica, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento das diferentes fontes de geração.
Criado em 2015, o mecanismo tem como objetivo sinalizar, de forma transparente, as condições de geração de energia. De acordo com dados da Aneel, a aplicação do sistema resultou em economia de juros evitados na ordem de R$ 12,9 bilhões desde a sua implementação.
