PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Boulos critica ausência de Zema em ato pelos 10 anos da tragédia da Samarco em Mariana

Siga no

O ministro Guilherme Boulos (PSOL) esteve acompanhado da ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo (PT), durante agenda em BH (Foto: Rafael Mendonça / Rede 98)

Compartilhar matéria

O Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL), criticou a ausência do governador Romeu Zema no ato que lembra os 10 anos da tragédia da Samarco, em Mariana.

Boulos cumpriu, nesta quarta-feira (05/11), sua primeira agenda Minas desde que assumiu o primeiro escalão do Governo Lula (PT). O ministro questionou a agenda de Zema em ato em homenagem aos atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão. O protesto aconteceu na Praça Carlos Chagas, em frente à Assembleia Legislativa, e foi coordenado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eu só lamento que numa data tão importante para o povo mineiro tão simbólica, o governador não esteja aqui. Não é? O governador esteja novamente em viagem para o exterior”, afirmou Boulos.

Zema tem em sua agenda dois compromissos previstos para esta quarta-feira, ambos no Rio de Janeiro. Às 18h, o governador se encontra com o ex-capitão do Bope, Rodrigo Pimentel. Às 20h, ele participa remotamente da cerimônia de posse da diretoria eleita da Faemg.

Boulos ressalta “compromisso de Lula”

Em encontro com deputados estaduais na Assembleia Legislativa, Boulos reforçou o compromisso de Lula para com os atingidos pelo rompimento da Barragem da Samarco. “O presidente Lula tem um compromisso com a reparação, reparação ambiental, reparação humana, indenização às vítimas, isso é essencial. Esse é o compromisso desse governo. O presidente determinou que eu e a ministra Macaé [Evaristo, dos Direitos Humanos] viéssemos aqui hoje com esse propósito expressar esse compromisso”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ministro se comprometeu, ainda, a conversar com os integrantes do MAB, ainda nesta quarta-feira. Em fala aos parlamentares, Boulos afirmou que Lula está “cumprindo a sua parte” dentro do acordo de reparação. “Esperamos que a parte que caiba ao governo de Minas Gerais com o governador Zema seja cumprida com a mesma responsabilidade, com a mesma participação e com o mesmo respeito ao povo de Minas Gerais”, completou.

“Governo Lula na rua”

A agenda de Boulos em Belo Horizonte dá o tom do papel do psolista à frente da Secretaria-Geral da Presidência da República. Há uma semana no cargo, Guilherme Boulos chega com o desafio de “colocar o governo Lula na rua”. O objetivo é alavancar a popularidade do petista, mirando nas Eleições de 2026.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Novo-SC desconvida Zema de encontro estadual e ameaça se opor à candidatura

Lula declara apoio a João Campos na disputa pelo governo de Pernambuco

Justiça arquiva processo contra jornalista perseguido por Zambelli

Lula declara apoio a adversário do pai de Hugo Motta ao senado na Paraíba

Moraes pede vista em julgamento que desconta período de recolhimento domiciliar da pena final

PGR rejeita segunda proposta de delação de Daniel Vorcaro

Últimas notícias

Prefeitura de BH abre concurso para professores com 112 vagas e salário de R$ 3,6 mil

Uruguai sai atrás, mas busca empate com a Arábia Saudita na estreia da Copa

Agência de BH lança marca voltada à assessoria de imprensa em meio a mudanças no jornalismo

Israel bombardeia Líbano após anúncio de acordo entre Irã e EUA

A Pátria de Chuteiras: Panem et Circenses

Neymar perde novo treino e deve ficar de fora de Brasil x Haiti 

Sisu+ 2026: inscrições para vagas do 2º semestre abrem nesta segunda

Cruzeiro encaminha empréstimo de meio-campista para clube da Série A

Câmara deve votar nesta semana projeto que criminaliza a misoginia