Boulos critica ausência de Zema em ato pelos 10 anos da tragédia da Samarco em Mariana

Siga no

O ministro Guilherme Boulos (PSOL) esteve acompanhado da ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo (PT), durante agenda em BH (Foto: Rafael Mendonça / Rede 98)

Compartilhar matéria

O Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL), criticou a ausência do governador Romeu Zema no ato que lembra os 10 anos da tragédia da Samarco, em Mariana.

Boulos cumpriu, nesta quarta-feira (05/11), sua primeira agenda Minas desde que assumiu o primeiro escalão do Governo Lula (PT). O ministro questionou a agenda de Zema em ato em homenagem aos atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão. O protesto aconteceu na Praça Carlos Chagas, em frente à Assembleia Legislativa, e foi coordenado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eu só lamento que numa data tão importante para o povo mineiro tão simbólica, o governador não esteja aqui. Não é? O governador esteja novamente em viagem para o exterior”, afirmou Boulos.

Zema tem em sua agenda dois compromissos previstos para esta quarta-feira, ambos no Rio de Janeiro. Às 18h, o governador se encontra com o ex-capitão do Bope, Rodrigo Pimentel. Às 20h, ele participa remotamente da cerimônia de posse da diretoria eleita da Faemg.

Boulos ressalta “compromisso de Lula”

Em encontro com deputados estaduais na Assembleia Legislativa, Boulos reforçou o compromisso de Lula para com os atingidos pelo rompimento da Barragem da Samarco. “O presidente Lula tem um compromisso com a reparação, reparação ambiental, reparação humana, indenização às vítimas, isso é essencial. Esse é o compromisso desse governo. O presidente determinou que eu e a ministra Macaé [Evaristo, dos Direitos Humanos] viéssemos aqui hoje com esse propósito expressar esse compromisso”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ministro se comprometeu, ainda, a conversar com os integrantes do MAB, ainda nesta quarta-feira. Em fala aos parlamentares, Boulos afirmou que Lula está “cumprindo a sua parte” dentro do acordo de reparação. “Esperamos que a parte que caiba ao governo de Minas Gerais com o governador Zema seja cumprida com a mesma responsabilidade, com a mesma participação e com o mesmo respeito ao povo de Minas Gerais”, completou.

“Governo Lula na rua”

A agenda de Boulos em Belo Horizonte dá o tom do papel do psolista à frente da Secretaria-Geral da Presidência da República. Há uma semana no cargo, Guilherme Boulos chega com o desafio de “colocar o governo Lula na rua”. O objetivo é alavancar a popularidade do petista, mirando nas Eleições de 2026.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Esvaziamento marca início da COP30, avalia cientista político

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil pode beneficiar 16 milhões de contribuintes

Lula celebra isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil: “dia histórico”

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Privatização da Copasa: deputados aprovam PEC que derruba consulta popular

Deputados trocam empurrões em sessão da ALMG sobre privatização da Copasa

Últimas notícias

Atlético está matematicamente livre do rebaixamento? UFMG responde

Senado aprova nova regra de lucros e dividendos: empresas do simples devem pagar a maior parte da conta

Eventos em BH terão restrições nos dias de aplicação do Enem

Muito quente! 2025 deve bater recorde de calor, diz OMM

Minas Day: Zema destaca liderança de Minas na transição energética

Nem todo verde faz bem: quais plantas dentro de casa podem causar alergia?

PROMO: Concorra a um par de ingressos para Cruzeiro x Fluminense, neste domingo (9/11)

Bahia critica arbitragem após derrota para o Atlético e fala em ‘oscilação de critérios’

Fábio, ídolo do Cruzeiro, é indicado ao prêmio The Best da FIFA