Como o preço do petróleo impacta nas nossas contas

Por

Gustavo Andrade

Siga no

O nível do preço do petróleo influencia todas as cadeias de produção ao longo do tempo (Foto: br.freepik.com)

Compartilhar matéria

No Visão Macro de hoje vamos falar sobre um tema que tá bem em voga, que é a possível variação do nível do preço do petróleo decorrente do conflito no Oriente Médio e como que isso pode impactar, nós brasileiros, nós mineiros, olhando para frente. Aqui é importante a gente perceber que o nível do preço do petróleo influencia todas as cadeias de produção ao longo do tempo. Tá tudo mais ou menos conectado.

Então, inclusive, o preço do alimento depende disso, não só o preço da energia em si. Obviamente que a válvula de escape primária que a gente tem é o preço do próprio combustível, da gasolina, do diesel, mas só que isso acaba impactando todas as sequências dessa cadeia de produção, como por exemplo, o transporte dos alimentos ficando mais caro, óbvio que o alimento em si vai ficar mais caro. E no caso do Brasil, a gente tem tido uma mudança muito grande do nosso padrão de comércio ao longo do tempo que nos transformou em um grande exportador de petróleo no final das contas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso é importante para as nossas contas assim como para o próprio crescimento do produto interno bruto, do tal do nosso PIB, não é isso? Mas só que tem um nível de preço importante. Para nós brasileiros, a gente tem mais vantagem quando o preço do petróleo fica entre 70 e 80 dólares, dado que a gente tem um benefício de ganho tanto de arrecadação quanto do valor das exportações, e a variação do nível geral de preços, ou o impacto na inflação desse nível de petróleo não é tão gritante, pelo contrário, né?

Assimetricamente, a gente tem mais vantagem pela arrecadação e pelo crescimento via valor das exportações. O grande problema tá quando a gente tiver um nível de preço de petróleo muito mais alto, acima de 90, perto de 100 dólares, nossa variação de crescimento por conta das exportações não compensa muito o impacto relevante que a gente teria no nível geral de preço.

Vamos olhar com bastante cuidado, mas em geral é fácil acabar acompanhando isso, principalmente também que a gente consegue ver o nível de disparidade do preço internacional interno da gasolina ‘vis a vis’ que deveria tá vigorando como repasse da Petrobras

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Entenda o que é e como funciona o Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

A importância da saúde mental no ambiente de trabalho

Taxa cartorial em Minas atinge um dos maiores valores do Brasil

Paranoá: o lago quase impossível de Juscelino Kubitschek

O sistema incentiva o trabalho no Brasil?

A metamorfose inevitável do mercado de trabalho

Últimas notícias

Empreendedorismo feminino ganha força em evento do BRICS: ‘Empoderamento é importante’

Atlético capta R$ 2,7 milhões via Lei Rouanet para museu na Arena MRV

De volta! Guilherme Arana é liberado pelo DM do Atlético

Ibovespa encerra acima dos 141 mil pontos pela primeira vez na história

Aporte no Atlético? Dirigentes alvinegros devem fazer novo empréstimo pessoal ao clube, mas valores ainda não estão definidos

Júnior Alonso elogia Lyanco e destaca diferença de perfis: ‘Sou mais tranquilo’

Simões diz que vetos ao Propag impedem recomposição salarial de servidores

Exposição gratuita retrata a força do cooperativismo mineiro em imagens reais e histórias de transformação

Governo oficializa posse da diretoria da Artemig, nova agência de fiscalização de concessões em Minas