Hoje a nossa conversa é sobre um hábito que pode acabar com o seu orçamento, as compras por impulso. Sabe aquela promoção irresistível, um clique rápido no cartão de crédito? Pois é, vamos entender como fugir dessas armadilhas. A compra por impulso, geralmente está ligada à emoção.
Ansiedade, frustração e até mesmo momentos de euforia. Muitas vezes, a gente compra para aliviar sentimentos e isso gera um prazer momentâneo, mas pode causar culpa e desorganização financeira posteriormente. Aqui vão algumas dicas para evitar esses impulsos. Antes de comprar, faça o teste dos 3 dias. Espere 72 horas e veja se ainda faz sentido realizar aquela compra. Evite salvar o seu cartão em sites.
Limite a utilização do crédito e faça listas, principalmente quando for ao supermercado ou shopping centers. Outra dica é definir um limite mensal para as compras não planejadas. Assim, você terá liberdade com responsabilidade e caso economize de um mês para outro, verá a satisfação em economizar.
Além disso, tente também se perguntar se você precisa, se você pode e se é possível comprar aquele determinado item. Caso responda sim para estas três perguntas, não é somente por impulso que está realizando a compra.