Siga no

Belo Horizonte também tem algumas ferramentas para apoiar esse desenvolvimento local, como o Plano de Bairros e, mais recentemente, o Programa Centralidade (Agência RMBH/Divulgação)

Belo Horizonte também tem algumas ferramentas para apoiar esse desenvolvimento local, como o Plano de Bairros e, mais recentemente, o Programa Centralidade (Agência RMBH/Divulgação)

Compartilhar matéria

E hoje vamos falar sobre o desenvolvimento urbano integrado, quando o planejamento, a comunidade e as soluções baseadas na natureza se encontram. Trata-se de uma metodologia inovadora para lidar com esses enormes desafios das cidades brasileiras.

Essa metodologia articula moradia, mobilidade, áreas verdes, infraestrutura, inclusão e empreendedorismo numa mesma estratégia e faz isso com a comunidade no centro das decisões. Quando essa lógica é aplicada, os respectivos recursos são direcionados para essas propostas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em Palmas, por exemplo, nós tivemos a oportunidade de participar do projeto do Parque dos Pioneiros, o maior parque linear da região Norte, o que garantiu mais de 500 milhões de reais em financiamento internacional para esses projetos estruturantes, envolvendo obras de mobilidade, drenagem, escolas, unidade de saúde e muitos espaços de lazer.

Já em Fortaleza, na região do Grande Bom Jardim, foi desenvolvido o projeto Caminhos Verdes e Azuis, levando essas soluções baseadas na natureza para uma área localizada na periferia da cidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E criamos uma espécie de laboratório de soluções urbanas inovadoras que integrou saneamento, mobilidade, adaptação às mudanças climáticas e participação social para reduzir as desigualdades e promover justiça climática. Já no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Nova Friburgo, foi desenvolvido o programa Rio Grandina Resiliente.

A cidade implantou um núcleo comunitário de proteção e defesa civil e incluiu também ações de escutas comunitárias, mapeamentos coletivos e capacitações, além de melhorias urbanas e ambientais para reduzir os riscos em caso de enchentes e deslizamentos.

Aliás, todas essas experiências serão compartilhadas nos dias 13 e 14 de agosto, num evento denominado A Cidade é o Caminho para o Futuro, com conquistas e novos rumos para a transformação urbana, promovido pelo Ministério da Cidade e pela Cooperação Brasil-Alemanha, GIZ e Brasil. Estaremos presentes apresentando esses casos. Afinal de contas, o que une esses exemplos?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Projetos bem modelados, participativos e integrados, capazes de atrair grandes financiamentos e gerar um impacto positivo na vida de quem vive nas áreas mais vulneráveis. É uma combinação de metodologia inovadora, investimento inicial para dar tração a essas ideias e soluções baseadas na natureza que transformam territórios e melhoram a vida das pessoas.

Belo Horizonte também tem algumas ferramentas para apoiar esse desenvolvimento local, como o Plano de Bairros e, mais recentemente, o Programa Centralidade, só para citar alguns. Mas, para competir por recursos e transformar de verdade as periferias urbanas, é necessário integrar essa visão técnica, protagonismo comunitário e ações de curto, médio e longo prazos.

Afinal, cidades integradas não se constroem apenas com discursos, mas com projetos que unem pessoas, natureza e investimento. Bom, até o nosso próximo encontro, porque a cidade que se move é a cidade que melhora.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Sérgio Myssior

Diretor do Grupo MYR e professor da Fundação Dom Cabral. Arquiteto e urbanista, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG. Fundador e presidente do Instituto Bem Ambiental (IBAM), integra o Conselho Editorial da Revista Ecológico. Foi conselheiro do CAU/MG, do Conselho de Meio Ambiente, vice-presidente do IAB/MG e presidente do Gemarq/Asbea MG. Atuou por 9 anos como comentarista na rádio CBN nos programas "Mais BH" e "A BH que queremos".

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Alta do ouro pode beneficiar Minas Gerais, aponta estudo

Como fazer um pedido e aumentar suas chances de ouvir ‘sim’

Escuta ativa: a habilidade que pode transformar sua liderança

Coaching x mentoria: entenda as diferenças e potencialize sua carreira

Trump pressiona China e mercado de soja reage

O futuro dos juros americanos e o impacto no Brasil

Últimas notícias

Reinier elogia momento do Atlético e projeta estreia: ‘posso contribuir já’

Victor comenta confronto entre Atlético e Cruzeiro na Copa do Brasil: ‘Não pode escolher adversário’

Lagoa da Pampulha: qualidade da água varia entre aceitável, boa e ótima, diz Prefeitura

Anglo American fortalece compromisso social com programa de voluntariado ‘Embaixadores do Bem’ em Minas Gerais

Preço do café cai pela primeira vez depois de 18 meses, diz IBGE

‘Surreal’: jornal espanhol ironiza declaração de Reinier sobre passagem no Real Madrid

Propag: Simões vê risco ‘irreparável’ se Assembleia não votar projetos de federalização em 70 dias

Bolsonaro pede a Moraes autorização para realizar exames médicos

Chile, bolsa integrada e o clima do mercado hoje