O foco dos investidores desde as primeiras horas de ontem estava no IPCA-15, e o dado marcou a primeira deflação mensal desde julho de 2023, com recuo de 0,14%. Os segmentos de energia e alimentos foram os responsáveis por jogar os preços para baixo. O mercado esperava uma queda na ordem de 0,20%.
Importante mencionar que, no quesito energia elétrica residencial, a queda foi consequência da incorporação do bônus de Itaipu, creditado nas faturas emitidas no mês de agosto. Epa, agora eu falei difícil, hein? Bônus de Itaipu creditado nas faturas emitidas no mês de agosto. Explicando de um jeito simples: a usina de Itaipu repassa, uma vez por ano, um desconto na conta de luz para os consumidores. Isso ocorre porque a operação é superavitária.
E não é por bondade, não. Existe uma lei de 2002 que determina esse movimento. O retrato do IPCA-15 mostra que a trajetória da inflação conversa com as projeções do Boletim Focus, que nós comentamos aqui ainda nesta semana.
Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump determinou a demissão de Lisa Cook. Eu até iria dizer que ela estava “cozinhando” no cargo, mas nem deu tempo de fazer a piada. A governadora do Banco Central dos Estados Unidos, no entanto, disse: “Daqui ninguém me tira.” Ela se recusou a deixar o cargo e entrou na Justiça para permanecer no posto. Existe uma denúncia de fraude hipotecária contra ela. As investigações estão em andamento e ela garante que é inocente. Trump, por sua vez, quer ela fora do jogo.
O Ibovespa fechou a terça-feira em queda de 0,18%, a 137.771 pontos. O dólar futuro terminou em alta de 0,39%, perto de R$ 5,44.
Agenda do dia: acerte o seu relógio.
- Balanço da Nvidia: super importante, tem que ficar de olho.
- 14h30, aqui no Brasil: sai o fluxo cambial. Tem que estar no radar.