Siga no

O futuro é uma jornada cheia de incertezas, mas quem se prepara com antecedência transforma riscos em um mar de possibilidades (IMAGEM ILUSTRATIVA/Rovena Rosa/Agência Brasil)

O futuro é uma jornada cheia de incertezas, mas quem se prepara com antecedência transforma riscos em um mar de possibilidades (IMAGEM ILUSTRATIVA/Rovena Rosa/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Você, profissional que vivencia a dinâmica e os desafios do dia a dia corporativo, como tem se preparado para os próximos cinco anos?

Destaco hoje quatro estratégias fundamentais para que você se mantenha relevante e se destaque em meio às contínuas transformações que o mercado de trabalho vem apresentando.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Primeiro: pratique o autoconhecimento. Já dizia o filósofo Sócrates: “Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria.” O melhor teste de personalidade que fiz foi o do Mais Bricks, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, o mais próximo que encontrei foi o das 16 Personalidades.

Esse tipo de ferramenta nos ajuda a identificar nossos pontos fortes — para potencializá-los — e os pontos de melhoria — para desenvolvê-los. Com base nisso, estabeleça metas claras para os próximos cinco anos: onde você quer chegar? Esteja alinhado com o impacto que deseja gerar na sua carreira. E, sobretudo, busque feedback de forma contínua e proativa. Isso é muito valioso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo: invista na sua formação. O compromisso com o aprendizado deve ser contínuo. Dedique-se a cursos técnicos, ao domínio de idiomas como inglês e espanhol, às especializações como pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado — e principalmente às certificações pertinentes à sua área de atuação. Mantenha-se informado sobre as inovações do seu setor. Participe de congressos, workshops e webinars.

Terceiro: construa uma rede de relacionamentos — o famoso networking. Ter uma rede de contatos sólida é uma ferramenta poderosa no ambiente corporativo. O LinkedIn é um ótimo canal de conexão profissional. Conecte-se com executivos e líderes de diversos segmentos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quarto: faça um planejamento financeiro. A preparação para eventuais transições de carreira exige uma saúde financeira robusta.

Quando fiz um período sabático, me preparei financeiramente para ficar um ano fora do mercado — mas acabei ficando mais tempo do que o planejado inicialmente. Vivi na pele a necessidade de ter uma reserva de emergência para cobrir despesas essenciais por alguns meses. Isso me proporcionou tranquilidade para buscar novas oportunidades.

O futuro é uma jornada cheia de incertezas, mas quem se prepara com antecedência transforma riscos em um mar de possibilidades.

Das quatro estratégias apresentadas hoje, qual delas você vai tirar do papel e colocar em prática na sua vida profissional? A decisão é sua. Comece agora — porque o futuro chega para todos. E em breve, será o seu presente.

Compartilhar matéria

Siga no

Thais Profeta

Administradora com mais de 20 anos de experiência nas áreas de auditoria interna, compliance, riscos, governança e controles. Atuou em empresas como PwC, ADP Systems, Pif Paf Alimentos e FSFX. Professora de auditoria e compliance em MBAs no IEC/PUC Minas e na Católica de SC, também lecionou na UNA e na Pitágoras. É bacharel pela UnB, pós-graduada em Marketing e em Ética e Compliance na Saúde. Atua como consultora, palestrante e educadora, com formação internacional em liderança e vivências voluntárias no Brasil e no exterior.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Sua fala começa antes da voz: o que seu corpo e sua roupa estão dizendo?

Inteligência artificial: ameaça, avanço ou escolha política?

Férias boas cabem no bolso: dicas para viajar sem dor de cabeça

China critica tarifaço contra o Brasil e acusa EUA de intimidação

Cuidado: sempre tem alguém que entende o que você está dizendo

Saúde emocional é pauta de liderança

Últimas notícias

Damião diz que Câmara deve ser independente: ‘não pode fazer política’

Banda Viper retorna a Belo Horizonte pela primeira vez com nova formação

Kleber Gladiador tem mandado de prisão expedido por não pagar pensão alimentícia

Damião pede tempo para resolver problemas do Anel Rodoviário: ‘vamos deixar mais simpático’

PROMO RELÂMPAGO: concorra a ingressos para Cruzeiro x Grêmio

Cruzeiro está próximo de acertar a contratação de Matheus Gonçalves, do Flamengo

Trump diz que deve falar com Lula, mas ‘não agora’

Dia Mundial do Rock é brasileiro? Entenda por que a data é comemorada só no Brasil

Zema diz que Minas é um dos estados mais seguros enquanto criminalidade é uma ‘praga crescente no Brasil’