Muito bom dia! Terça-feira marcada pelo início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. Eles são acusados de uma série de crimes, como tentativa de golpe de Estado.
Neste primeiro dia, advogados de defesa se manifestaram apresentando as versões de seus respectivos clientes. O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também falaram na sessão. O julgamento será retomado nesta quarta-feira, com as declarações das defesas do ex-presidente Bolsonaro e de outros três generais.
No mercado, o Ibovespa recuou 0,67%, fechando aos 140.355 pontos. O índice foi pressionado pelo setor financeiro, com foco em Banco do Brasil. As ações ordinárias da estatal fecharam em baixa de 3,18%. Já os contratos de juros futuros avançaram de ponta a ponta, com destaque para o vencimento janeiro/2031, que subiu 14 pontos-base.
No cenário internacional, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em entrevista que China, Índia e Brasil “matam” os EUA pelas tarifas impostas. O tema precisa ser monitorado de perto. Enquanto isso, o S&P 500 caiu 0,55% e o ouro operou em máxima histórica, na faixa de US$ 3.533 a onça-troy, sinalizando busca por proteção.
Agenda do dia — acerte seu relógio:
- 9h00 (Brasil): Produção industrial de julho.
- 11h00 (EUA): Relatório JOLTS, sobre o mercado de trabalho.
- 15h00 (EUA): Divulgação do Livro Bege, relatório do Federal Reserve.
Tem que estar no radar.