Para Kassab, Tarcísio é o ‘único nome’ da centro-direita

Siga no

Foto: Marco Galvão / Alesp

Compartilhar matéria

Gilberto Kassab, presidente do PSD, solta a frase que causa agitação nos bastidores: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), poderia ser o único nome da centro‑direita nas eleições presidenciais de 2026, desde que o tabuleiro político pinte um quadro favorável e haja um chamamento robusto de lideranças políticas, empresariais e organizações da sociedade Brasil afora 

Kassab aponta para cenários que favoreçam a transição de Tarcísio da reeleição ao Planalto, mas a moldura política é uma aquarela ainda úmida, nebulosa, e cheia de contornos incertos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Enquanto isso, nomes como Ratinho Jr. (PR), e Eduardo Leite (RS) aparecem como cartas na manga do PSD, prontas para jogar caso o xadrez exija alternância ou equilíbrio.

O difícil consenso

A ideia de “único nome” oculta a complexa tapeçaria da política brasileira. A centro-direita não é monolítica, é mais um misto de alianças, tendências, interesses regionais e apoios empresariais, culturais e midiáticos. Chamar Tarcísio de “único nome” é atraente de escrever, mas rasteja sobre terreno movediço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nas redes sociais circulam críticas ferinas, com comentários como “Tarcísio é extrema‑direita, um bolsonarista ferrenho”. Isso escancara a polarização e lembra que o eleitorado conservador está longe de um consenso sobre quem representa seu melhor projeto

Os sinais dados por Jair Bolsonaro dando conta que, por enquanto, ele ainda tem esperanças de elegibilidade, e que, caso isso não aconteça, um nome da família seria o melhor caminho, deixa o caminho das alianças aberto para o governador de São Paulo e dá esperanças para Kassab.

Tarcísio tem alta popularidade em São Paulo. Isso colabora para sua viabilidade, mas acende também uma questão: São Paulo tem o segundo maior orçamento público da América Latina, Tarcísio tem a possibilidade de uma reeleição tranquila. Porém, em política existe sempre o senso de oportunidade, e ao que tudo indica essa seria a grande chance do governador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por outro lado, o PSD é um partido com DNA “pega‑tudo”, capaz de transitar entre esferas ideológicas e práticos interesses regionais e nacionais, além de ser o partido com o melhor desempenho nas últimas eleições municipais. A hipótese de composição com Leite ou Ratinho mostra que Kassab não descarta alternativas, apenas sinaliza um favoritismo estratégico.

Ainda não há formalização de pré-candidatura nem base sólida; é um jogo de cena, ensaios, sondagens,e muita retórica política. O “único nome da centro-direita”? É como dizer que um rio ainda nascente já carrega o peso do mar. Tarcísio é protagonista em ascensão, mas o palco político de 2026 tem eco, distrações e atores que podem sussurrar mais alto. Kassab planta a semente, mas quem cultivará e fará brotar a candidatura, ou optará por outro crescer, ainda é mistério guardado por convenções, pesquisas e cálculos friamente políticos.

Compartilhar matéria

Siga no

Paulo Leite

Sociólogo e jornalista. Colunista dos programas Central 98 e 98 Talks. Apresentador do programa Café com Leite.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Comprar ou alugar: qual a melhor escolha para você?

Sua carreira não é loteria: é estratégia

Como liderar agentes de IA sem perder o controle humano

Short stay em BH: o que diz a lei e como evitar problemas no condomínio

Tarifaço dos EUA expõe dilema: socorro imediato ou estratégia de longo prazo?

OAB-MG oferece orientação jurídica gratuita na Praça Sete

Últimas notícias

Haddad diz que Itamaraty está elencando medidas sobre Lei da Reciprocidade

MP investiga Bolsonaro por associar Lula a regime de Assad, na Síria

Família reencontra homem desaparecido após 30 anos no Triângulo Mineiro

ONU remarca reunião sobre acomodações com organizadores da COP30

Haddad diz que EUA cancelaram reunião sobre tarifas e acusa interferência de ‘antidiplomacia’

Justiça da Itália marca nova audiência no processo de extradição de Carla Zambelli

Gloria Perez celebra Daniella no dia em que a filha faria 55 anos

Felca diz que anda com carro blindado e seguranças após vídeo com denúncias

Atacante é expulso por urinar em garrafa durante semifinal da Série B do Catarinense