A capital mineira continua a cidade mais bem colocada do estado no Ranking de Competitividade dos Municípios, mesmo após cair 20 posições e ocupar agora o 33º lugar. O ranking é uma publicação do Centro de Liderança Pública, CLP, e avalia quesitos como “sustentabilidade ambiental”, “educação”, “capital humano”, “inovação”, entre outros.
Belo Horizonte ficou em sexto lugar entre as capitais brasileiras e apresentou bom desempenho na dimensão econômica (14ª colocação), mas ficou apenas no lugar 126 em “sociedade”, “reflexo de gargalos sociais” e “de segurança”.
A nota geral da capital foi de 55,94 pontos, com queda em quase todas as dimensões, o que sinaliza a necessidade de políticas públicas mais incisivas para recuperar a competitividade.
Contagem dispara
Contagem, na Grande BH, teve a maior escalada entre as grandes cidades mineiras, saltando 34 posições no ranking. A cidade obteve nota 52,34 e alcançou a 44ª posição (21 colocações acima da edição anterior).
Já Betim, sede de importantes montadoras, subiu 13 posições e ocupa agora o lugar de número 153 no ranking geral. A nota do município (51,14) melhorou, mas o desempenho econômico continua modesto: ocupa o lugar 150 entre os 418 avaliados.
Minas Gerais mantém 6ª posição entre estados
No Ranking de Competitividade dos Estados 2025, Minas Gerais aparece em 6º lugar, com 853 municípios e população de 20,5 milhões.
O estado é destaque em educação, ocupando a 1ª posição em avaliação do ensino, e em segurança patrimonial, 2º lugar.
Também se sobressai em potencial de mercado (3º em tamanho de mercado) e inovação (5º em patentes), além de ter boa oferta de voos diretos (2º lugar).
Entre os desafios, estão as emissões de CO₂ (17º), qualidade da energia elétrica (21º) e gasto com pessoal (26º).
No interior, Timóteo tem maior avanço; São João del‑Rei amarga maior queda
Timóteo apresentou o maior salto entre as cidades mineiras, ganhando 73 posições e chegando ao lugar de número 120. Já São João del‑Rei sofreu o maior recuo: despencou 157 posições e ocupa a colocação 228.
Esmeraldas e Ribeirão das Neves seguem entre as últimas, apesar de Esmeraldas ter melhorado 38 posições. Em média, um município mineiro ocupa a posição 187 no ranking geral.