PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Após reunião emergencial com hospitais filantrópicos, PBH promete regularizar repasses da Saúde até março

Siga no

(Foto: Santa Casa / Reprodução)

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estabeleceu o prazo de março para a normalização integral dos repasses correntes aos hospitais filantrópicos da capital. O compromisso foi firmado durante uma reunião emergencial realizada no final da tarde desta quarta-feira (7/01). O encontro contou com representantes do Executivo Municipal e a Federassantas, entidade que representa as Santas Casas e hospitais Filantrópicos de BH.

Na reunião, o município também se comprometeu a regularizar todo o passivo de dívidas em atraso até o final de fevereiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O encontro marcou um avanço no diálogo institucional, contando com a presença da presidente da Federassantas, Kátia Rocha, do prefeito em exercício — Juliano Lopes (Pode) — e de secretários das pastas de Saúde, Fazenda e Governo. Durante a reunião, foi anunciado o repasse imediato de R$ 29 milhões para as instituições. Valor se soma aos R$ 25 milhões, repassados aos hospitais na terça-feira (6/01).

Segundo Kátia Rocha, este movimento foi decisivo: “A reunião simbolizou um marco fundamental nessa história dos atrasos, porque o município trouxe compromissos junto a esses hospitais. Estabelecemos um diálogo institucional permanente” afirmou, em entrevista exclusiva à Rede 98.

Situação de alerta e endividamento

Apesar do fôlego financeiro recente, que ajudou a afastar o risco de um colapso imediato, a situação das instituições ainda é considerada crítica. Para manter o atendimento 100% SUS durante o período de falta de recursos, os hospitais precisaram recorrer a medidas extremas para garantir o funcionamento básico.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Importante dizer que todos os hospitais para suportarem esse atraso se endividaram, seja junto a bancos, junto a fornecedores. Então, vivemos um estado de alerta. É importante viver um dia após o outro”, reforça Kátia.

Sofia Feldman entre os mais impactados

Um ponto de atenção especial mencionado foi o Hospital Sofia Feldman, que, mesmo com os novos valores, ainda não recebeu o suficiente para honrar a integralidade da folha de pagamento de seus trabalhadores.

Previsibilidade e diálogo permanente

Além da quitação das dívidas, a PBH prometeu fornecer um cronograma semanal e mensal de pagamentos, garantindo previsibilidade para que os gestores possam planejar o saneamento de suas dívidas internas. Kátia Rocha enfatizou a relevância da presença do alto escalão da prefeitura na mesa de negociações para viabilizar essas soluções.

“Tivemos todo o alto escalão do município para dialogar e para estabelecer esses compromissos com os nossos hospitais. Isso eu acho que a gente precisa valorizar porque já podíamos ter vivenciado esse momento e no entanto tivemos o compromisso de que teremos outros momentos de diálogo”, afirmou a presidente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um novo encontro entre a prefeitura e os representantes dos hospitais já está agendado para o mês de fevereiro para acompanhar o cumprimento dos acordos e garantir a manutenção das atividades essenciais de saúde na capital.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98

Hospitais filantrópicos voltam a cobrar da PBH atrasos nos repasses da Saúde: ‘risco de colapso’

Defesa Civil amplia interdições em imóveis vizinhos após desabamento de casa no Barreiro

Polícia Federal incinera cerca de 8 toneladas de drogas apreendidas em Minas Gerais

Carnaval BH 2026: veja lista de blocos de rua que receberão auxílio financeiro

VÍDEO: Casa desaba no Barreiro, em BH, e deixa idoso ferido

Metrô de BH vai paralisar seis estações nos fins de semana de janeiro; entenda

Últimas notícias

Agente de imigração atira e mata mulher em Minneapolis, nos EUA

Pedrinho revela o que falta para Gerson fechar com o Cruzeiro

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Moraes anula determinação do CFM para apurar condições do atendimento prestado a Bolsonaro

Luiz Marinho vê em ano eleitoral oportunidade para pôr fim à escala 6×1

Bolsonaro volta à PF após passar por exames

Após queda, parlamentares se unem em pedido de “prisão domiciliar humanitária” para Bolsonaro

Organizações manifestam preocupação com vazamento na Foz do Amazonas

Além do pai de Gerson, Cruzeiro recebe outros ‘envolvidos’ na negociação