Belo Horizonte está próxima de ganhar uma Times Square para chamar de sua. A capital mineira se prepara para receber paineis luminosos com anúncios de produtos, campanhas publicitárias e vídeos institucionais — nos moldes do que é visto há décadas no cruzamento entre a Broadway e a Sétima Avenida, em Nova York.
Em BH, o cartão-postal escolhido para receber a novidade é a Praça 7, no cruzamento entre as avenidas Amazonas e Afonso Pena. A Câmara aprovou em dois turnos o projeto, de autoria do vereador Wanderley Porto (PRD), e o texto foi sancionado pelo prefeito em exercício, Àlvaro Damião (União).
Lojistas comemoram novidade
O comércio local vê com bons olhos a proposta, que pretende atrair o consumidor de volta ao Hipercentro.

Para Valéria Martins, da Feira Shop, luminosos podem retomar o movimento de clientes que foi perdido durante a pandemia. “Com a pandemia, as pessoas aprenderam a comprar online, então o comércio caiu muito pra venda. E os paineis vão atrair o público de volta. Eu acho que vai ser bom” comenta.

Gedson Luiz da Silva, da Valentina Shoes, também vê um valor na divulgação de produtos pelos luminosos. Para ele, a novidade, aliada à tecnologia, vai atrair novos clientes. “Tudo que é voltado para a divulgação é bem vindo para o comércio. Vale destacar que, com a correria, muita gente hoje em dia não tem tempo de ver [as ofertas]. Olha pelo celular, pelo telefone. Aí quando passa e vê uma coisa diferente, chama a atenção”, explica.

Outro que concorda com a mudança é Mateus Lucas, vendedor da PontoCell. “Pela qualidade dos leds, acho que vai ajudar o comércio. O led vai chamar mais a atenção, chamar os clientes”, pontua. Além disso, Mateus pontua a volta dos turistas à Praça 7. “Eles vão querer conhecer, e vão vir mais, né?”

Quem também está otimista é Custódio do Nascimento Pereira, da Ubirajara Joias, que atua há 40 anos na Praça 7. Ele já prepara anúncios para divulgar nos luminosos. “A nossa praça precisa ser mostrada. Afinal de contas, é o centro comercial de Belo Horizonte” explica.
CDL/BH quer ampliar iniciativa para a Savassi
Marcelo de Souza e Silva, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), também vê o nascimento da ‘Times Square’ mineira com otimismo. Em entrevista ao Central 1, da Rede 98, o empresário não descartou a ampliação da iniciativa para outros centros de compras de BH, em regiões como Venda Nova, Barreiro e Pampulha.
Atualmente, 30 centros de compras são mapeados, entre eles a Praça de Diogo Vasconcelos, na Savassi. “Nossa querida Savassi, que o belorizontino gosta tanto, pode ganhar uma movimentação com os painéis de LED. [A região] tem novos moradores, residências sendo ocupadas, e precisamos de recuperar também o comércio que se perdeu durante a pandemia. E o painel de LED é um caminho”, explica.
Prefeitura já analisa projetos da ‘Times Square’
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a análise de projetos publicitários e gestão dos luminosos da Praça 7 ficará a cargo da Secretaria Municipal de Política Urbana, em conjunto com a Fundação Municipal de Cultura. Além disso, a instalação dos equipamentos da ‘Times Square’ vai passar também pelo crivo do Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte.
Ainda conforme a PBH, os primeiros já estão em análise no Executivo Municipal.