Patrocinadores

araujo
xadecana bh

‘BH tem o Carnaval mais seguro do Brasil não é a toa’, diz secretária de Comunicação do governo

Siga no

A secretária de Comunicação de MG, Bárbara Botega, falou sobre as ações do governo para o Carnaval

Bárbara Botega, secretária de Comunicação de MG
A secretária de Comunicação de MG, Bárbara Botega, falou sobre as ações do governo para o Carnaval

As ações de segurança do governo do estado para o Carnaval de BH, que começa oficialmente neste sábado (15/2), e as iniciativas para apoiar a economia do estado e fomentar a movimentação do turismo foram os principais temas abordados pela secretária de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Botega, durante o 98 Talks desta sexta-feira (14/2).

Botega falou sobre a assinatura do protocolo de intenções, em parceria com a prefeitura municipal, contendo os investimentos propostos pelo estado para o período da festa na capital, com destaque para as iniciativas de segurança.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Temos muitas frentes envolvidas no desenvolvimento do Carnaval de BH para apoiar a economia do estado e fomentar a movimentação do turismo. Mas não posso deixar de falar que somos o Carnaval mais seguro do Brasil não a toa. Temos todas as nossas forças de segurança voltadas para o evento, com todo o efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros 100% nas ruas”, contou.

Botega disse que 4 mil profissionais de segurança foram convocados para atuação no estado durante o período da festa, falou sobre o uso de tecnologia de drones para reconhecimento facial de suspeitos de crimes, e ainda destacou os reforços no diálogo com a PBH e suas secretarias para fortalecer essas ações. “Ano passado, 80% dos nossos turistas se declararam seguros no Carnaval de BH, e queremos que esse número cresça este ano”, ressaltou.

A secretária ainda citou a atuação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) por meio do projeto que visa reforçar a segurança contra o assédio de mulheres ao longo do Carnaval.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Novidades

Sobre iniciativas do governo para explorar opções turísticas além da folia da capital, Bárbara Botega disse que, este ano, o governo no estado tem investido no conceito “liberdade e tranquilidade” para propor um guia contendo roteiros e atrações para que mineiros e visitantes possam aproveitar atividades em outras regiões do estado.

“Nossa intenção é que o Carnaval no nosso estado seja conhecido como a festa da liberdade e da tranquilidade, atributos que refletem os variados tipos de roteiros e opções de atrações em Minas para nosso morador e turista aproveitar. Isso é um ganho muito interessante, por isso, vamos fazer um guia para quem quer curtir o Carnaval com atividades culturais e ambientais diversas”, explicou

Botega citou o Carnaval de Patrocínio, na região Oeste do estado, que preparou atrações gastronômicas para atrair moradores e visitantes, e recebeu o apoio do governo de Minas.

Em BH, as iniciativas tem como objetivo a ampliação das atrações. “Ano passado, tivemos duas avenidas sonorizadas, e este ano serão três vias contendo atrações que vão destacar as tradições mineiras, entre elas, Avenida Amazonas, Avenida dos Andradas e Avenida Brasil”, contou a secretária.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aprendizado

Botega comentou que a edição de 2024 foi fundamental para que houvesse um aprendizado sobre os recursos do governo para trazer visitantes de fora do estado para curtir o Carnaval de BH.

“Tivemos um investimento pesado em publicidade para que o turista reconhecesse BH como destino para passar o Carnaval. Foi um sucesso, mas sabíamos que era uma construção. Era uma semente que estamos colhendo os frutos em 2025”, comentou.

Segundo a secretária, apenas em BH, a estimativa do governo é que mais de 1 bilhão seja movimentado pela economia ao longo dos dias da festa, e disse que a sonorização das avenidas, mais do que o conforto e segurança, também dá visibilidade externa para o evento, especialmente com as redes sociais e as transmissões pelas TVs.

“É uma estruturação importante que estamos vendo reflexo este ano nas taxas de ocupação da rede hoteleira da cidade, o que beneficia toda a economia da capital”, destacou.

Confira a entrevista na íntegra:

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Carnaval

Carnaval 2026: governo de MG e Cemig abrem edital para projetos de até 500 mil reais

Música, dendê e muito axé: carnaval de Salvador é reconhecido como manifestação cultural do país

Marcas mais lembradas no Carnaval de BH são bebidas, aponta pesquisa da Sponsorize

Damião rebate críticas sobre megashows na folia de BH: ‘Nosso Carnaval não tem abadá’

Carnaval de BH bate recorde de foliões nas ruas, com mais de 6 milhões de pessoas

Pós-Carnaval de BH tem ‘queimão’ de bebidas nos blocos

Últimas notícias

Cruzeiro supera pressão, vence o Fortaleza e segue na cola dos líderes

Atlético perde para o Corinthians na Neo Química Arena

‘Desrespeitaram a gente’: Atlético se posiciona sobre papel picado azul em festa de título brasileiro do sub-17

STF forma maioria para derrubar liminar pró-enfermagem no aborto

Técnico do Sub-17 do Atlético exalta categoria após título do Campeonato Brasileiro: ‘é um caso de sucesso’

Sérgio Coelho detalha trabalhos nas categorias de base do Atlético e projeta futuro vitorioso

‘Vão subir muitos comigo’: Vitão enaltece Sub-17 do Atlético após título do Brasileiro

Pé-de-Meia: ‘Não estamos gastando. Estamos investindo na nossa população’, diz presidente Lula

Brasil vai abrir escritório da Embraer na Índia