PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Centro de vacinação itinerante vai ampliar cobertura vacinal contra febre amarela em Minas

Siga no

Estado anuncia investimentos para compra de vacinas. Créditos: Tomaz Silva/Agência Brasil

Compartilhar matéria

Após a confirmação do primeiro caso de morte por febre amarela em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou, nesta quarta-feira (12/2), a ampliação da vacinação contra arboviroses como dengue, zika, chikungunya, febre Oropouche, com destaque para a febre amarela, no estado.

Serão liberados R$ 210,7 milhões para a compra de vacinas, capacitação de profissionais para identificação de casos e campanhas de conscientização. Entre as principais ações para ampliação da cobertura vacinal no estado estão os centros de vacinação itinerantes, chamados vacimóveis, adaptados para funcionar com a mobilização de equipes em comunidades.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a SES, o objetivo é levar a vacina para além dos postos de saúde, atuando em locais de grande circulação, como praças, rodoviárias e áreas de difícil acesso.

“Temos feito um esforço para combater as arbovirose, principalmente porque somos um estado complexo, com 853 municípios. Por isso, as administrações municipais são parceiras de vital importância. Além das ações com drones e fumaça, com esforços financeiros e de gestão, a conscientização da população por meio da vacina é fundamental”, disse o governador Romeu Zema.

A SES ainda prepara ações para fortalecer a vigilância a possíveis focos dos mosquitos transmissores das doenças e análises laboratoriais de primatas mortos para identificar precocemente a circulação viral. Além disso, municípios com casos confirmados realizarão um monitoramento da cobertura vacinal e campanhas em áreas de difícil acesso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Febre amarela

A cobertura vacinal contra a febre amarela terá reforço, após confirmação da primeira morte em Extrema, no Sul de Minas. Segundo a pasta, a vigilância foi reforçada em cidades onde há registro da circulação do vírus.

Ainda de acordo com a SES-MG, a vacina contra a febre amarela está disponível gratuitamente no SUS para pessoas de 9 meses de idade até os 59 anos.

Atualmente, o esquema indicado contra a doença é uma dose aos 9 meses e outra de reforço aos 4 anos. Para a pessoa que recebeu somente uma dose da vacina antes de completar 5 anos, está indicada a dose de reforço, independentemente da idade atual.

“A febre amarela já tem uma porcentagem de letalidade alta e se a pessoa não for vacinada, aumenta ainda mais a chance de óbito. Então, temos vacinas que não faltam nos postos de saúde e precisamos enfrentar essa batalha. Vamos incentivar os municípios a fazer busca ativa para que a população possa se vacinar”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

Canetas emagrecedoras: vou ter que tomar para sempre? Médico explica diretrizes da OMS

Procedimento estético: veja o que vai ‘bombar’ nos consultórios em 2026

Pesquisa da UFMG aponta sintomas depressivos em 34% dos idosos de áreas urbanas

Dorme assistindo TV? Veja o que especialista diz sobre o hábito

Canetas emagrecedoras: OMS lança regras e faz alerta

Estudo da UFMG mostra que salmonela comum em bovinos também pode contaminar humanos

Últimas notícias

Cruzeiro anuncia novo patrocinador master para 2026

Nova unidade da rede de Liderança Empresarial pretende ampliar negócios na região do Triângulo Mineiro

Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco

Faxineira assediada por zelador em condomínio de BH receberá R$ 30 mil de indenização

Justiça do DF decide que Bruno Henrique responderá por estelionato

Volta Internacional da Pampulha: confira as alterações no trânsito da região

ChatGPT x Gemini: IAs simulam grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2026

LDO 2026: Congresso aprova diretrizes orçamentárias com calendário de emendas e superávit

Atlético leva três gols no primeiro tempo e é eliminado pelo São Paulo na Copa do Brasil Sub-20