Guarda Municipal e PM ampliam patrulhamento para conter roubos na orla da Lagoa da Pampulha

Siga no

Vídeo mostra o momento em que um autor de furto foi imobilizado por um agente da Guarda Municipal (Imagens cedidas à 98)

Compartilhar matéria

A orla da Lagoa da Pampulha, um dos pontos turísticos mais visitados de Belo Horizonte, passou a ter policiamento reforçado nas últimas semanas após o aumento na ocorrência de roubos e furtos na região. Moradores do entorno da lagoa e aqueles que têm o costume de caminhar pela orla têm convivido com a sensação de insegurança.

Vídeo enviado à reportagem da 98 mostra o momento em que um rapaz corre pela Alameda das Cariotas, nos arredores da Lagoa da Pampulha, após roubar uma correntinha de ouro no dia 30 de janeiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ao avistar a chegada de uma viatura da Guarda Municipal, ele joga o objeto longe, mas acaba sendo rendido pelos agentes. A correntinha em questão foi parar no quintal de Mary Fernandes, moradora e vice-presidente da Pró-Pampulha, a associação de moradores da região.

“Nos últimos tempos nós temos visto um aumento significativo nas ocorrências de roubo e de quebra de carros. Na orla da Lagoa, que é o local que a gente caminha, e muitos turistas também, está ficando complicada a situação de roubo de correntinhas e celulares”, disse ela à 98.

Matuzail Martins da Cruz, diretor de segurança da associação, disse que, além do furto de celulares e correntes, alguns dos criminosos rondam a região observando as casas e levando medo aos moradores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A gente tem observado que alguns moradores têm ficado intranquilos face à alguns delinquentes que têm, hoje, agido em nossa região. A Polícia Militar e a Guarda Civil têm tomado várias ações no sentido de coibir esses crimes, porém não tem sido suficiente”, disse ele.

O que dizem as forças de segurança?

Em contato com a 98, a Guarda Municipal informou que, nos últimos 30 dias, foram registradas na região três ocorrências de roubo e duas de furto nas proximidades da Lagoa da Pampulha. Duas pessoas suspeitas foram detidas. O órgão disse que tem reforçado a segurança na região para coibir a ação desses criminosos.

“Recentemente, a Guarda Municipal tem intensificado o patrulhamento no entorno da Lagoa da Pampulha, com guardas municipais em bicicletas e motocicletas, cobrindo toda a extensão da lagoa e as ruas adjacentes, no período das 07h às 19h. Além disso, viaturas realizam patrulhamentos contínuos, 24 horas por dia, na região”, informou.

A Polícia Militar também disse estar atenta às ocorrências de furtos e roubos na orla da Lagoa da Pampulha neste início de 2025. A corporação, por meio do 34º Batalhão, disse que “vem adotando estratégias específicas para prevenir os crimes contra o patrimônio na região, além dos esforços ordinários de policiamento”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Ressalta-se também a realização de visitas tranquilizadoras com a finalidade de orientar o comércio e população local com dicas para prevenção criminal e segurança como um todo. A implementação de tais medidas visa prevenir crimes e garantir a tranquilidade da comunidade com o aumento da sensação de segurança, mas também realizar a repressão qualificada de indivíduos em conflito com a lei”, disse a corporação.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Prefeito de Lagoa Santa rebate críticas à verticalização na cidade: “projeto pontual”

“De olho na vaga”: PM usa câmeras do comércio para conter furto a motos no Barreiro

Governo de Minas lança campanha para adoção de cães policiais

Pesquisa revela alta no preço da gasolina e do etanol em BH

Semana será de tempo instável em Belo Horizonte; veja a previsão

Sem luz, vidros quebrados e mais: Chuva forte com granizo provoca estragos em Nova Lima e Raposos

Últimas notícias

Lei proíbe contratação de artistas condenados por violência doméstica em Minas Gerais

Neymar x Lyanco: veja o que disseram os jogadores durante discussão acalorada

Mulher é condenada por instalar câmera que filmava casa de vizinhas

Brasil: o perigoso atalho dos gastos públicos

Prefeito de Lagoa Santa critica falta de diálogo na implementação de pedágios no Vetor Norte

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

Já é possível pagar multas e IPVA em blitz de Minas Gerais via Pix

Cruzeiro tenta quebrar jejum de mais de 11 anos sem vencer o Bahia fora de casa

Silveira sobre Simões no PSD: ‘Quero acreditar que haverá um debate interno e democrático’