Do que é feita a Rainha do Carnaval de Belo Horizonte? Além de ritmo, carisma e profissionalismo, Mari Lopes contou ao BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH, ter sido escolhida pelo samba. Foi a mãe dela a responsável por fazer a filha se apaixonar pela folia de passarela.
Segundo Mari Lopes, a mãe começou a levá-la ainda criança para a Afonso Pena, no Centro de BH, para acompanhar os desfiles de escolas de samba da capital mineira. Atualmente, além de Rainha do Carnaval, Mari também é passista na Raio de Sol.
“Eu sou mãe, sou esposa, sou mulher, sou bacharel em direito e carrego comigo o samba na veia desde criança, que foi quando eu tive o primeiro contato com o Carnaval de Belo Horizonte. Na Avenida Afonso Pena, ainda na década de 90, a minha mãe me levava para assistir aos desfiles das escolas de samba”, relembra Mari.
“E quando eu fui pela primeira vez, eu me apaixonei e enraizou ainda mais essa vontade, esse sentimento pelo samba. Foi desde criança. Então eu cresci nesse universo do samba e dali eu sabia que o samba me escolheu e eu escolhi o samba”, define.
“Eu participo do carnaval, eu brinco, como se fosse o ano inteiro. Eu faço parte de bateria show, então eu sou passista durante o ano inteiro, participo em eventos de casamento, aniversário, festas em gerais com as baterias shows que tem aqui em Belo Horizonte. Também é importante ressaltar isso, a gente trabalha, eu faço o que eu amo, então o carnaval de Belo Horizonte ele vai muito além de bloco de rua, e é essa bandeira que eu defendo, o carnaval das escolas de samba, dos blocos caricatos”, explica a Rainha do Carnaval de BH.
BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH
Com apresentação de Leandro Nassif e Beatriz Pinho, o BloCast 98 reúne em episódios temáticos nomes que já são figurinha carimbada na folia belo-horizontina. Por meio de bate-papo descontraído, convidados e apresentadores discutem, analisam e celebram o renascimento da folia em BH. Tem Banda Mole, Escolas de Samba, Então, Brilha!, Praia da Estação, Insanidade, Alcova, Xá de Cana, Estação Carnaval, CDL/BH e muito mais esperando por você.
Lembra daquela máxima: ‘a gente podia sair pelado em BH no carnaval, já que não tinha ninguém nas ruas’? Pois bem, é passado.
Com expectativa de receber cerca de 6 milhões de pessoas em 2025, a folia na capital mineira rende assunto ‘de outros carnavais’. O protagonismo das escolas de samba e blocos pioneiros, a desordem criativa e tantas outras camadas da folia em Belo Horizonte são abordadas ao longo dos episódios, tudo isso do jeito que só a 98 faz.
Quer mais? O BloCast 98 também convida especialistas em saúde e alimentação para garantir que os foliões mais intensos ‘sobrevivam’ aos dias de festa, além de falar da economia criativa que gera muita grana na cidade. É conteúdo que não acaba mais. E é por isso que no BloCast 98 a turma enche a boca para falar do Carnaval de BH. Veja abaixo os episódios já disponíveis:
EP 1 – Carnaval das Multidões
Ep 2 – Carnaval além dos Blocos
Ep 3 – Manual de Sobrevivência no Carnaval de BH
EP 4 – Carnaval para todo mundo em BH
O BloCast também está no Spotify, no TikTok e em todas as redes sociais da 98, então nos vemos por aí!