Ao vivo
98 Futebol Clube Segunda a Sexta - 12h às 14h

Criamos memes, bordões e paródias que alcançam milhões de pessoas em todo o país, jogando para escanteio o mau humor e levando a bandeira da paz e da alegria para o futebol.

Carnaval de BH tem menos banheiro por folião em 2025

Siga no

Número de banheiros químicos em BH não acompanhou o aumento de foliões (Foto: Léo Lara/Divulgação)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No meio do bloquinho, aquele aperto. Ou a fila está grande demais ou o folião tem dificuldade em encontrar um banheiro químico no carnaval de Belo Horizonte. E, neste ano, vai ser preciso um pouco mais de paciência. Proporcionalmente, a quantidade de banheiros químicos por pessoa será menor do que nos anos anteriores. 

De acordo com a Belotur, 13.610 banheiros são disponibilizados diariamente durante o período oficial do Carnaval 2025, que começou em 15 de fevereiro e vai até 9 de março. São esperados 6 milhões de foliões nos 23 dias de evento, o que totaliza 440 pessoas para cada banheiro disponibilizado na cidade. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 2024, foram 13.482 cabines sanitárias para um público de 5,5 milhões, o que representa 407 foliões por equipamento. Em 2023, 13.150 banheiros atenderam 5,25 milhões de frequentadores da festa, ou seja, 399 pessoas por banheiro. 

A jornalista Karina Quirino, que já está aproveitando os blocos do pré-carnaval, sentiu diferença do ano passado para este. 

“Eu fiquei extremamente decepcionada com a distribuição de banheiros este ano. No ano passado, eu fui no mesmo bloco lá no bairro Planalto, o Almas Empenadas, e tinha banheiro a cada quarteirão. Poucas unidades, mas com a distribuição muito boa. Este ano estava horrível, só tinha na concentração e depois na dispersão, então andamos cerca de uma hora e meia sem ter nenhum banheiro público. As pessoas do bares estavam vendendo o uso de banheiros por cinco reais. Se não pagasse, não tinha o que fazer”, explicou. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O social media Hugo Fernando Santos diz que, em 2024, frequentou blocos com muitos banheiros disponíveis e outros nos quais não era possível encontrar sanitários. Para ele, a logística é fundamental para a boa experiência do folião. 

“Tudo depende do local onde você está. Acho que a prefeitura devia investir nos locais estratégicos, entender a demanda por região e fazer essa locação. Senão, alguns circuitos vão ficar mais prejudicados do que outros e vai ser impossível usar o banheiro em alguns lugares”, afirmou. 

Logística do banheiro no carnaval está sendo aprimorada, diz PBH

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informa que a estratégia de distribuição de banheiros químicos durante o Carnaval está sendo aprimorada. Ela está levando em consideração diversos fatores, como o público previsto para cada bloco, a extensão dos trajetos, o número de cortejos simultâneos e o deslocamento dos foliões. 

“O objetivo é alocar os banheiros em locais estratégicos: as cabines sanitárias ficarão em áreas de grande concentração de desfiles, aproveitando pontos de convergência para garantir que o maior número possível de foliões seja atendido, dentro da dinâmica exigida por um evento de rua de grandes proporções”, diz o comunicado. 

A PBH ainda explica que o público estimado para o Carnaval de Belo Horizonte neste ano é de 6 milhões de foliões. O número considera a soma prevista de público dos blocos de rua e das diversas atrações. 

“Vale ressaltar que esse número não se refere a uma presença simultânea nas ruas da cidade em um mesmo dia. Para atender a essa demanda, a Prefeitura de Belo Horizonte está aumentando o número de diárias contratadas e ampliando a quantidade de banheiros fixos disponíveis durante o período do feriado da folia, entre 28 de fevereiro e 4 de março. Os mais de 100 pontos fixos atendem quase 80% do público total do Carnaval de Belo Horizonte, garantindo uma estrutura adequada e minimizando os impactos que um evento desta magnitude gera”, afirma o executivo municipal. 

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Parque Municipal de BH vai ganhar mais de 100 poltronas

VÍDEO: Mãe salva filha autista de atropelamento e cenas impressionam

Audiência pública vai discutir criação do Parque da Linha Férrea entre BH e Nova Lima

iFood reajusta tarifa para entregadores, mas longe do pedido no ‘breque’ dos apps

Descontos indevidos no INSS: ação da Defensoria mira Associação que pode ter lesado mineiros

Saiba como fica a coleta de lixo em BH durante o feriado do Dia do Trabalhador

Últimas notícias

Ancelotti pode ter o maior salário entre os técnicos de seleção; saiba quem ganha mais

Atlético inaugura na Arena MRV galo gigante de 8 metros e 13 toneladas

Dudu vai se desculpar com Jardim? Samuel Venâncio diz que caso ‘dificilmente terá reviravolta’

Influenciador Jorge Valença conta como começou a avaliar pratos na internet

BR-040 terá obras durante o feriado no caminho para o Rio de Janeiro

Fica cada vez mais difícil não criticar o governo federal

BH pode ter recorde de frio no ‘feriadão’ do Dia do Trabalhador

Motorista encosta para socorrer vítimas de acidente e tem carro furtado por uma delas

Vereadores de BH passam a receber R$ 2.374 de auxílio-alimentação