Tolerância zero aos flanelinhas ilegais

Siga no

A atuação dos flanelinhas é fruto de polêmica em BH (Foto ilustrativa: Câmara Municipal de Porto Alegre/Divulgação)

Compartilhar matéria

O projeto de lei que visa criminalizar a atuação de guardadores de veículos informais, conhecidos como flanelinhas, que cobram sem autorização municipal está em pauta na Câmara dos Deputados. O assunto foi tema do Central 98 desta terça-feira (11/03) conversa destacou a proposta legislativa e as diferentes perspectivas sobre a atuação desses trabalhadores nas ruas, com base em experiências dos apresentadores, Carol Torres e João Henrique do Vale, e da audiência.

Carol mencionou que há um “projeto de lei e análise em Brasília, na Câmara dos Deputados” que pretende alterar as regras para os flanelinhas. A proposta do deputado Eduardo Pazuello, do PL, busca incluir no Código Penal a extorsão praticada por flanelinhas como um crime específico. A nova lei prevê pena de 2 a 8 anos de reclusão para quem cobrar valores sem permissão da prefeitura para vigiar carros em vias públicas ou eventos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As sanções podem ser aumentadas em até 50% se a vítima for mulher, idoso, pessoa com deficiência ou estiver com crianças, e podem dobrar em casos de ameaça velada ou violência implícita, como danos ao veículo.

João Henrique do Vale compartilhou experiências diversas em relação aos flanelinhas. “Tem vários bem bacanas que chegam ali para você, você estaciona aqui, você sai ali…”, disse. Ele relatou ainda situações em que, mesmo sem receber pagamento, esses flanelinhas conhecidos não criam problemas: “Hoje eu não tenho uma grana, não, não vou te pagar, sem problema nenhum”. João atribuiu essa relação mais amigável à familiaridade em certas áreas que ele frequenta, onde há “uma certa intimidade e um trato”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, Carol Torres trouxe uma perspectiva diferente sobre a mesma região, a Pampulha, especialmente em dias de eventos no Mineirão, quando o aumento de fluxo leva também à presença de flanelinhas que não costumam atuar na região e não são cadastrados pela prefeitura.

Enquanto os flanelinhas cadastrados são considerados “tranquilos”, Carol relatou que com esses outros, há relatos de “intimidação por parte dos flanelinhas”. Essa distinção ressalta a complexidade da questão, com diferentes perfis de atuação e impacto na segurança e percepção dos cidadãos. João também mencionou conhecer pessoas que têm um bom nível de confiança com alguns flanelinhas, a ponto de deixar chaves ou pertences com eles, mas reconheceu que outros podem ser problemáticos.

O projeto de lei em análise busca tipificar como crime a cobrança não autorizada, com o objetivo de coibir a extorsão e garantir mais segurança para os usuários de estacionamentos nas vias públicas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

*Estagiário sob orientação da supervisora Jackeline Oliveira.

Compartilhar matéria

Siga no

Arthur Mota

Estudante de Jornalismo na UFMG. Com passagens pela TV Alterosa e Itatiaia. Estagiário da Rede 98 desde 2024. Apaixonado por esportes e geopolítica.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Parque da Gameleira entra em nova fase com gestão da Associação do Mangalarga Marchador

Podcast Na Real estreia na 98 News com foco em notícias, entrevistas e análises

Alerta de frio em BH! Temperaturas podem chegar a 10 °C nos próximos dias

Febre do morango do amor faz o preço da fruta subir 9% em Belo Horizonte 

Belo Horizonte recebe o primeiro cinerário do Brasil

Pedro Leopoldo quita R$ 20 milhões em dívidas e aposta em mobilidade para atrair investimentos

Últimas notícias

Dudu tenta novo efeito suspensivo e pode reforçar o Atlético contra o Flamengo

Advogado defende papel dos sindicatos na criação de normas após reforma trabalhista

Concorra a ingressos: show do Detonautas e do Tihuana em BH no dia 9 de agosto

Palestinos em Gaza enfrentam o ‘pior cenário da fome’, diz relatório da ONU

Herói das bolas paradas, Hulk não marca no Brasileiro com bola rolando desde setembro

América pode perder volante para o Vasco da Gama

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália após mais de um mês foragida

Cruzeiro projeta 40 mil torcedores no Mineirão contra o CRB

Mineração é essencial para a vida moderna; Itaminas aposta em tecnologia e ESG para liderar o futuro da mineração