PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ronaldo desabafa após retirar candidatura à CBF: ‘O sistema não deixa entrar’

Siga no

Ronaldo revela motivo de desistência da presidência da CBF (Reprodução/Redes Sociais)

Compartilhar matéria

Ronaldo Fenômeno, um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, era postulante à presidência da CBF. Contudo, o ex-jogador retirou sua candidatura por não ter apoio para seguir no pleito. Pela primeira vez, Ronaldo falou sobre o tema.

“O sistema realmente não deixa ninguém entrar. Tanto que, historicamente, a CBF nunca teve uma eleição com dois candidatos. Sim, é sempre aclamação. É. Quem está no poder elege, se reelege ou elege o sucessor”, afirmou Ronaldo em entrevista ao Charla Podcast, nesta sexta-feira (21/03).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As eleições na CBF têm um formato em que o colégio eleitoral é composto pelas 26 federações estaduais e a do Distrito Federal, que têm voto com peso três; pelos 20 clubes da Série A (peso dois); e pelos 20 clubes da Série B (peso um).

Ronaldo chegou a procurar todas as federações estaduais, mas, segundo o ex-jogador, todas elas responderam de forma semelhante, por meio de um comunicado que destacava a atual gestão de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e refutava a pré-candidatura do ex-camisa 9, campeão do mundo pela Seleção.

O ex-jogador ainda comentou sobre os motivos que o levaram a considerar a candidatura ao mais alto cargo diretivo do futebol brasileiro. “A minha decisão de querer me candidatar, a minha vida foi dentro do futebol. Minha vida é o futebol. Eu faço tudo pelo futebol. Sou apaixonado pelo futebol e me sentia no dever de tentar melhorar o futebol brasileiro e ajudar com o que eu tinha a oferecer. Fui. Minha família, meus filhos, minha esposa, ninguém queria que eu entrasse nessa. Mas falei: ‘Cara, eu tenho que tentar, eu tenho que tentar”, finalizou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Contudo, por meio de um comunicado postado em suas redes sociais, no dia 12 de março, sem apoio, Ronaldo confirmou sua desistência da candidatura à CBF.

Candidatura única de Ednaldo

Com a desistência de Ronaldo, Ednaldo foi o único a registrar chapa, na última quarta-feira, contando com o apoio das 26 federações estaduais e da do Distrito Federal, além de 13 clubes da Série A e outros 13 da Série B. O prazo para candidatura se encerrou nesta quarta. O mandato será válido de março de 2026 a março de 2030.

O atual presidente ocupa o cargo desde 2021, após o afastamento de Rogério Caboclo, quando assumiu como interino. Em 2022, foi eleito de forma efetiva.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Seleção Brasileira

Ex-Cruzeiro, Paulo Pezzolano, é oficializado como novo treinador do Internacional

Lateral ex-Fluminense é morto em atentado no Equador

Nos pênaltis, Flamengo perde para PSG e fica com o vice no Intercontinental de Clubes da FIFA

Vazam imagens do suposto uniforme da Seleção para a Copa do Mundo de 2026

CBF define nova divisão das vagas do Brasil para a Libertadores; entenda

CBF divulga datas e horários para a final da Copa do Brasil; 2º jogo será no Maracanã

Últimas notícias

Resenha de Craques 2025: Amigos do Igor conquista título de virada sobre Amigos do Adro

Jogadores do Atlético terão ‘programação especial’ durante férias visando 2026

Júnior Santos tem data para ser liberado pelo DM do Atlético

Zagueiro titular do Atlético tem saída praticamente confirmada para 2026

Investimentos integrados ampliam acesso à saúde no Médio Espinhaço

Polícia Federal encontra documentos no Palácio da Alvorada e pede ao STF para interrogar Bolsonaro

Hugo Motta cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Assinatura de carros se consolida entre montadoras no Brasil

OMS alerta: sedentarismo atinge 1 em cada 3 pessoas