Câmara aprova ‘lei Larissa Manoela’ em combate a crimes patrimoniais contra crianças

Siga no

A 'lei Larissa Manoela' passou a tramitar após a atriz denunciar a interferência total dos pais no patrimônio oriundo dos trabalhos dela (Redes sociais)

Compartilhar matéria

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (25/3), o Projeto de Lei que prevê medidas judiciais aos pais que cometerem abusos em relação ao patrimônio dos filhos. A medida, apelidada de “lei Larissa Manoela”, começou a tramitar na casa Legislativa após a atriz global denunciar a interferência total dos pais no patrimônio oriundo dos trabalhos dela enquanto artista.

O Projeto de Lei 3914/23, de autoria da deputada Silvye Alves (União-GO), foi aprovado na forma de um substitutivo da relatora, a deputada Rosangela Moro (União-SP). Ela excluiu a tipificação penal da conduta sugerida no projeto original, optando por medidas judiciais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O texto proposto pela relatora muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para garantir o direito à proteção contra condutas abusivas dos pais, responsáveis legais ou outras pessoas com poder de gestão patrimonial, financeira e econômica dos recursos obtidos em suas atividades, sejam de ordem artística, esportiva, intelectual, científica ou qualquer outra.

A conduta abusiva é caracterizada como a utilização indiscriminada dos bens, a proibição de crianças e adolescentes de acesso ao proveito econômico obtido e a apropriação indébita.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A relatora define que a gestão desses bens deve “ser realizada de forma responsável” para o “pleno atendimento de seus interesses [das crianças ou adolescentes]” e visando “à sua formação e ao seu bem-estar”. Deverá ser feita uma prestação de contas bienal ou nos termos de decisão judicial.

Em casos em que a administração dos pais possa causar perigo ao patrimônio dos filhos, o PL aprovado na Câmara dos Deputados determina que o Ministério Público ou o próprio filho podem comunicar à Justiça.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

TV 3.0: Tecnologia promete mudar forma como brasileiros assistem televisão

Apostador do Rio de Janeiro leva sozinho R$ 33,7 milhões na Mega-Sena

Condenados pelo incêndio da boate Kiss têm pena reduzida

Anvisa proíbe versões manipuladas da semaglutida, usada no Ozempic

A pedido da PF, Moraes determina reforço no policiamento na casa de Bolsonaro

Fenômeno La Niña pode influenciar a primavera no Brasil

Últimas notícias

Foto de perfil: o cartão de visita no LinkedIn

Consórcio não é investimento: entenda as diferenças

Do clique ao emprego: como a tecnologia influencia sua carreira

Geração Z pede demissão em massa: 30% deixaram o emprego em 6 meses

Mais que vendas, corretores entregam sonhos e transformam vidas

Taxa das blusinhas: o impacto real no bolso do consumidor

Do Plano Real ao colapso de 2008: a economia narrada em documentários

IPCA-15 registra primeira deflação desde 2023 e surpreende mercado

Mercado livre de energia avança no Brasil, e Cemig lidera expansão