Ao vivo
98 Futebol Clube Segunda a Sexta - 12h às 14h

Criamos memes, bordões e paródias que alcançam milhões de pessoas em todo o país, jogando para escanteio o mau humor e levando a bandeira da paz e da alegria para o futebol.

População em situação de rua em debate na ALMG

Siga no

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater hoje (27/03), em audiência pública a partir das 16h, supostas violações de direitos humanos contra pessoas em situação de rua no estado. A reunião atende um requerimento da presidenta do colegiado, a deputada Bella Gonçalves, do PSOL.

O Central 98 abordou o tema na edição de hoje (27/03). O objetivo do debate na ALMG, é o suposto descumprimento da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) na ação de Ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 976, que determina aos estados e municípios a execução imediata da Política Nacional para a População em Situação de Rua.

A Comissão de Direitos Humanos vai discutir a política nacional da população de rua, que obriga estados e municípios a efetivarem medidas que garantam a segurança pessoal e dos bens dessas pessoas, dentro dos abrigos institucionais existentes, inclusive com apoio a seus animais.

Além disso, serão discutidos ainda o recolhimento forçado de bens e pertences, a remoção e o transporte compulsório de pessoas em situação de rua e o emprego de técnicas de arquitetura hostil, estratégia que visa restringir o uso dessa população nos espaços públicos.

O pretexto da iniciativa é que as pessoas em situação de rua no país estão submetidas a condições desumanas devido a omissões dos três níveis federativos do Executivo e do Legislativo. 

A deputada Bella Gonçalves usou o exemplo de Cristovão, morador de rua do bairro Itapoã, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, que foi assassinado a tiros em fevereiro deste ano por um policial civil do Rio de Janeiro que estava de férias na capital mineira.

“A morte do Cristovão mostra a necessidade de fazermos um monitoramento maior da atuação das forças de segurança, para garantir a vida desses seres humanos que vivem em situação de rua”, declarou a deputada do PSOL.

*Estagiária sob supervisão do editor Roberth Costa

Estudante de Jornalismo pela PUC-Minas. Estagiária do Digital da Rede 98 desde 2024. Passagens pelas assessorias de imprensa da PMMG e UEMG.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Celular pega fogo no bolso de jovem em lanchonete de Minas Gerais

‘Taxa das blusinhas’: Zema nega aumento do ICMS sobre importados em Minas Gerais

Ministério Público recupera carta escrita por Santos Dumont e outros documentos históricos

Primeiro de Abril: a verdadeira história do Dia da Mentira

Defensoria Pública entra com ação contra clínica odontológica de BH por danos a pacientes

Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo

Últimas notícias

Conheça a origem de bares tradicionais da culinária árabe em BH

Análise do meio campo do Cruzeiro na estreia do Brasileirão 2025

Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda ainda não aparece para usuários

Árbitro acerta golpe de karatê durante confusão em jogo do futebol peruano

Acidente com morte complica trânsito no Belvedere nesta manhã

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 45 milhões

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções em galpão no Barreiro mobiliza bombeiros

Cruzeiro e Atlético estreiam hoje na Sula; saiba onde assistir

Cidade mineira proíbe comércio e consumo de álcool em praças