Ao vivo
98 Esportes - 1ª edição Segunda a Sexta - 08h às 10h

Os nossos especialistas em futebol acordam cedo para dar as primeiras informações do seu time e fazer uma análise precisa da rodada.

Datafolha: Governo Lula segue mais rejeitado por evangélicos, homens, sulistas e mais ricos

Siga no

Levantamento mostra perfil dos que mais rejeitam o governo Lula (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Apesar da popularidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter parado de cair, a gestão ainda não se recuperou do tombo histórico atingido no terceiro mandato do petista e registrado em fevereiro pelo Datafolha, quando aprovação caiu de 35% para 24%. No cenário geral do novo levantamento divulgado nesta sexta-feira, 4, 38% consideram o governo como ruim ou péssimo, ante 29% que avaliam a gestão como ótima ou boa.

Entre os segmentos dos entrevistados, somente os eleitores do Nordeste mantém a avaliação positiva do governo maior que a negativa, com 38% de aprovação, ante 26% de reprovação.

Mesmo assim, ainda não houve recuperação da queda na aprovação do governo pelos nordestinos, registrada entre dezembro de 2024 para fevereiro deste ano, de 16 pontos porcentuais. Entre as duas pesquisas, o número dos satisfeitos no reduto histórico petista oscilou cinco pontos para cima, considerando a margem de erro por regiões, que fica entre dois e seis pontos porcentuais

Já os eleitores que consideram o governo Lula como ruim ou péssimo estão concentrados no Sul, com 46% de rejeição, ante 26% de aprovação. Também têm os maiores índices de reprovação por segmento os homens, com 42% (enquanto 27% consideram positivo e 30% regular), e os mais ricos, com renda de mais de dez salários mínimos. Entre eles, 51% rejeitam o governo, mas o índice era de 63% em fevereiro. Os que aprovam, foram de 18% para 31%. A margem de erro do segmento é de oito pontos porcentuais.

Quando os números são avaliados conforme a religião que o eleitor diz seguir, os católicos estão divididos entre os que consideram que Lula está fazendo um bom trabalho, e os que acham o oposto – com 34% de cada, enquanto 32% considera o governo regular.

O presidente tem tentado se aproximar do público religioso também como forma de melhorar a popularidade. No mês passado, em um evento de inauguração de uma barragem no Rio Grande do Norte, Lula convidou um arcebispo para rezar “Pai Nosso” e, no mesmo evento, atacou Jair Bolsonaro (PL) dizendo que o ex-chefe do Executivo mentia ao falar que era religioso, porque “não se usa o nome de Deus em vão”.

Entre os evangélicos, grupo historicamente mais bolsonarista, 49% considera o governo do petista ruim ou péssimo, enquanto 19% avalia com bom ou ótimo. Os números oscilaram levemente comparados ao último levantamento, quando 48% reprovavam e 21% aprovavam a gestão.

Siga no

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

China prepara ‘esforços extraordinários’ para compensar efeito das tarifas dos EUA

BH registra a madrugada mais fria do ano nesta segunda-feira

Metrô de BH terá intervalos maiores entre as viagens nesta semana

VÍDEO: Carreta tomba, explode e acidente interdita rodovia por 15 horas

Semana começa com trégua na chuva em BH; veja a previsão do tempo

Campanha de vacinação contra a gripe tem início nesta segunda-feira em Minas

Últimas notícias

Lula volta a Minas Gerais pela terceira vez em um mês; presidente anuncia expansão de fábrica

BH registra 15 roubos por dia em 2025; violência nos assaltos gera preocupação

Troca de tubulação interdita a Rua Alberto Cintra a partir desta segunda-feira

‘Profundamente chateado, é lamentável’, diz Pedrinho sobre expulsão de Jonathan Jesus

Cruzeiro tem jogador expulso e perde para o Internacional

Alexandre Mattos reage à expulsão de Jonathan Jesus e Cruzeiro se manifesta: ‘absurda’

Atlético e São Paulo empatam sem gols no Mineirão

Queda de árvore deixa moradores do Sagrada Família sem luz neste domingo

Governador Romeu Zema participa de ato pró-anistia em SP