PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lula diz que viajará a Washington em março para encontro com Trump

Siga no

A reunião ocorrerá na Casa Branca, em Washington (Ricardo Stuckert/PR)

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nessa terça-feira (27/1) que viajará aos Estados Unidos em março para um encontro bilateral com o presidente do país, Donald Trump. A reunião ocorrerá na Casa Branca, em Washington. Lula confirmou a viagem ao chegar ao Panamá, na América Central, onde participará como convidado especial do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, a convite do país anfitrião. O evento será nesta quarta-feira (28/1).    

“No começo de março eu vou fazer uma viagem a Washington porque os Estados Unidos e o Brasil são as duas principais democracias do Ocidente e eu acho que dois chefes de Estado precisam conversar olhando um no olho do outro, para que a gente possa discutir as boas relações entre Brasil e Estados Unidos”, disse o presidente em rápida conversa com jornalistas na chegada ao hotel na Cidade do Panamá.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eu estou convencido que a gente vai voltar à normalidade logo, que a gente vai fortalecer o multilateralismo e que a gente vai fazer com que as economias voltem a crescer, porque é isso que o povo espera de todos nós”, acrescentou. Lula e Trump conversaram por telefone na segunda-feira e trataram de diversos assuntos, incluindo a situação na Venezuela, o plano de paz para a Faixa de Gaza e o combate ao crime organizado, de acordo com nota oficial do Palácio do Planalto.

No Panamá, Lula também foi questionado sobre a crise na Venezuela e a presença militar dos EUA no Caribe. Ele disse conversou duas vezes com a presidente interina do país, Delcy Rodríguez, ainda nos dias que se seguiram à invasão militar norte-americana, em Caracas, mas que vai ligar novamente para a sucessora de Nicolás Maduro.

“Eu conversei duas vezes com a presidente Delcy, mas não entrei em detalhe porque ela estava muito preocupada com os acontecimentos que era muito recente. Eu proximamente vou falar com a presidente Delcy. Eu espero que ela consiga dar conta do recado. É importante que o presidente Trump permita que a Venezuela possa cuidar da sua soberania, cuidar dos interesses democráticos da Venezuela e vamos ver o que que vai acontecer. Está tudo muito recente e eu acho que nós temos que ter um pouco de paciência porque quem vai encontrar uma solução para o povo da Venezuela é o próprio povo venezuelano”, afirmou Lula.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lula disse que vem dialogando com diferentes líderes internacionais em defesa do multilateralismo, citou a conversa que teve nesta segunda com o francês Emmanuel Macron, com o presidente do Chile, Gabriel Boric, e com o próprio Trump, no dia anterior.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Jaques Wagner deve deixar liderança do PT no Senado após pressão interna e avanço de investigação

Moraes decide nesta quinta-feira se mantém prisão domiciliar de Bolsonaro

TSE manda excluir vídeo que ligava PT ao PCC e Comando Vermelho

Colômbia elege presidente neste domingo em disputa que opõe filósofo de esquerda e empresário de direita apoiado por Trump

Governo planeja entregar 4 editais de leilão de ferrovias ao TCU até fim de 2026, diz ministro

Flávio Bolsonaro diz querer acabar com ‘perseguição, altos impostos, corrupção e violência’

Últimas notícias

Avaliação do governo Lula permanece estável em junho de acordo com pesquisa Ipsos-Ipec

GAC lança rival do BYD Dolphin no Brasil

Expressões que enfraquecem sua comunicação no trabalho

Igarapé cresce e atrai famílias na Grande BH

Happy hour com Copa: 11 bares em BH para ver Escócia x Brasil nesta quarta (24/6)

Empreender é conviver com a pressão diária

Messi marca contra a Áustria e se isola como maior artilheiro da história da Copa 

Cruzeiro promove sete jovens da base para reapresentação na temporada; saiba quem são

Transformação de escolas estaduais em colégios Tiradentes gera questionamentos na ALMG