"
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mineiridade e o resgate das tradições de Minas Gerais no Matula 98

Por

Felipe Varoni

Siga no

Para falar sobre o tema, o programa recebe duas convidadas que entendem do assunto: Sandrinha, do perfil da Pandiprato, e Ana Gabi, chef à frente do restaurante Trintaeum. (Foto: Felipe Varoni)

Compartilhar matéria

O Matula 98 deste sábado (12/04) celebra a mineiridade – esse jeitinho único de ser mineiro que mistura tradição, acolhimento, boa prosa, humor e, claro, muita comida boa. Para falar sobre o tema, o programa recebe duas convidadas que entendem do assunto: Sandrinha, do perfil @pan.diprato, e Ana Gabi, chef à frente do restaurante Trintaeum.

Com uma longa trajetória na gastronomia e passagens por grandes restaurantes, Ana Gabi comanda uma cozinha mineira autoral, que preserva os sabores e ingredientes tradicionais de Minas, mas com uma pegada contemporânea e sofisticada. É a essência de Minas com uma nova roupagem.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que é a mineiridade?

Mineiridade é mais que um conceito: é um modo de vida. Ela se revela no sotaque, na mesa farta, no costume de receber bem, na fé, nas festas do interior, na simplicidade que carrega afeto e na sabedoria que se esconde por trás de um “uai” ou de um cafezinho com broa.

É o jeito mineiro de ver o mundo e transformar pequenas coisas em grandes momentos.

O encanto da culinária mineira

E quando se fala de mineiridade, é impossível não mergulhar na culinária do estado. A cozinha mineira é feita de ingredientes simples e muito sabor – com destaque para o uso do fogão à lenha, que dá aquele gostinho especial e inconfundível.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante o programa, a chef Ana Gabi compartilha suas percepções sobre os sabores de Minas: o feijão tropeiro, o frango com quiabo, o torresmo crocante, os queijos artesanais, a goiabada cascão… uma verdadeira viagem pelos sentidos.

A cozinha mineira na alta gastronomia

No Trintaeum, Ana Gabi mostra que tradição e inovação podem andar juntas. Ela resgata receitas clássicas da culinária mineira, como o frango com ora-pro-nóbis ou o pão de queijo, e transforma em pratos surpreendentes, com técnicas da alta gastronomia e apresentações modernas.

Tudo isso sem perder a essência. O desafio está justamente aí: preservar o sabor da memória afetiva, mas entregar uma experiência gastronômica elevada. E o resultado é uma nova forma de celebrar Minas à mesa.

Receita especial: Lasanha Pinga e Frita

E claro que não podia faltar receita boa, daquelas que enchem a casa de aroma e lembrança boa. A chef Ana Gabi ensina como fazer a Lasanha Pinga e Frita, um dos sucessos do Trintaeum, que carrega o sabor da comida caseira mineira com um toque especial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lasanha Pinga e Frita

Por Ana Gabriela Costa, chef do Trintaeum Restaurante

Lasanha de frango

Massa Ingredientes:

400g farinha de trigo

100g fubá

12 gemas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2 ovos

Modo de preparo:

Misture o fubá na farinha de trigo, abra um espaço no meio e adicione os ovos misturando inicialmente com a ajuda de um garfo. Comece a misturar a massa em movimentos de sovar, até que fique bem homogênea. Embrulhe com um plástico filme e deixe descansar por 30 minutos. Abra a massa com a ajuda de um cilindro, até ficar na espessura de massa de lasanha.

Frango pinga e frita

750g sobrecoxa de frango

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

150g cebola (cortada em cubos)

30g extrato de tomate

10g alho (picado)

5g sal

1 colher (sopa) Óleo

Pimenta do reino à gosto

Água (o quanto baste)

Modo de preparo:

Tempere a sobrecoxa com sal e pimenta do reino. Em uma panela larga e de fundo grosso, deixe aquecer bastante e disponha uma camada de sobrecoxa com uma colher de óleo. Quando a parte de baixo já estiver dourada, virar a sobrecoxa para dourar do outro lado também. Neste momento em que a panela estiver com um fundo dourado grudado, acrescente alho e cebola, deixe dourar, adicioneo extrato de tomate e regue um pouco de água para soltar este fundo envolvendo na carne. Continue mexendo enquanto seca o líquido, assim mais fundo de carne será produzido e novamente vamos regar mais líquido. Continue este processo até que o frango esteja completamente cozido. Desmanche a carne retirando os ossos e a cartilagem.

Molho bechamel

Ingredientes:

1L leite

80g manteiga

80g farinha de trigo

10g sal

3g noz moscada

Modo de preparo:

Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione a farinha de trigo e mexa bem, cozinhando por cerca de 1 minuto até formar uma pasta dourada clara (roux). Aos poucos, acrescente o leite, mexendo constantemente com um fouet para evitar grumos.

Cozinhe por cerca de 5 a 10 minutos, até engrossar e obter uma textura cremosa. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.

Montagem da Lasanha

Massa de lasanha – Queijo prato – Frango pinga e frita – molho Bechamel

Em uma travessa refratária, comece a montagem colocando um pouco de bechamel no fundo. Dê sequência dispondo uma camada de massa, uma camada de frango, uma camada de queijo e finalize com bechamel. Comece mais uma camada nesta mesma sequência, até que alcance a altura desejada.

Assar a 180 graus por 20 minutos se a massa for pré-cozinha, e 40 minutos se a massa for seca. Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto, adicione um fio para evitar que grude.

Compartilhar matéria

Siga no

Felipe Varoni

Estudante de Publicidade e Propaganda na PUC Minas. Parte da equipe de produto da Rádio 98.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Entretenimento

Dia Mundial do Bolo de Chocolate: saiba onde se deliciar em BH

Brasil produz mais de 2,5 milhões de pizzas por dia; confira 4 curiosidades sobre a redonda

Pão de queijo tem glúten? Quem tem gastrite pode consumir? Saiba tudo sobre a iguaria mineira

Episódio de ‘Pesadelo na Cozinha’, com Érick Jacquin, é gravado em BH

Brasil tem seis restaurantes entre os 50 melhores da América Latina

Gracyovos: Gracyanne Barbosa lança marca de ‘ovos de luxo’

Últimas notícias

Atlético encara o Remo em busca da primeira vitória no Brasileiro; saiba onde assistir

Cruzeiro enfrenta o Mirassol buscando ‘fugir’ da lanterna do Brasileiro; saiba onde assistir

Por que não veio? Diretor do Atlético dispara contra o Talleres após ‘não’ por Galarza

Paulo Bracks explica ‘demora’ do Atlético para contratar primeiro volante

Governo de MG se solidariza com vítimas das chuvas na Zona da Mata

STM dá dez dias para Bolsonaro entregar defesa contra perda de patente

PF apreendeu ao menos R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025

Atlético quebra o silêncio sobre Lomónaco e nega proposta de compra

Paulo Bracks confirma que volante ‘está chegando’ ao Atlético