O governo dos Estados Unidos mudou a versão oficial americana sobre a origem da Covid-19 em novo site da Casa Branca divulgado nesta sexta-feira (18/04).
A nova versão afirma que o vírus se espalhou pelo mundo após um “incidente” laboratorial. O novo site da Casa Branca, entitulado de “Lab Leak (o vazamento do laboratório): a verdade sobre as origens da Covid-19”, ainda acusa a gestão do ex-presidente Joe Biden de favorecer a narrativa “preferida” dos democratas a de que o vírus surgiu de forma natural.
A teoria de que o vírus teria “vazado” de um laboratório de Wuhan, região chinesa considerada o epicentro da pandemia, foi descartada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2021.
As principais causas, de acordo com estudos realizados pela OMS em 2023, e de consenso científico, defendem que o vírus passou de um animal para humanos, provavelmente após consumo, a partir de um mercado municipal de Wuhan.
A nova versão da causa da pandemia de Covid pela gestão de Donald Trump é anunciada no momento em que os EUA vêm travando uma guerra comercial com a aplicação de tarifas retaliatórias à China, iniciada com o tarifaço do presidente norte-americano.