A banda britânica The Who anunciou neste sábado (19/4), que o baterista Zak Starkey está de volta ao grupo. A decisão vem após a saída repentina do músico, que havia sido desligado após um desentendimento com o vocalista Roger Daltrey durante uma apresentação no Royal Albert Hall, em Londres.
No comunicado, o guitarrista e cofundador do grupo, Pete Townshend, esclarece que foi um “mal-entendido”, e que houve falhas de comunicação que precisaram ser resolvidas “de forma pessoal e privada por todas as partes.”
O texto também desmentiu boatos de que Scott Devours, baterista da turnê solo de Daltrey, substituiria Zak de forma permanente. Townshend disse que lamenta não ter desmentido esse rumor antes e se desculpou com Devours.
Tensão durante show
O episódio que gerou tensão aconteceu durante o show beneficente Teenage Cancer Trust, no qual o vocalista Roger Daltrey, organizador do evento, interrompeu a última música da apresentação para criticar a bateria de Starkey.
Segundo ele, houve um pedido para que Starkey ajustasse seu estilo de bateria para o formato atual da banda, sem orquestra, e o baterista concordou.
O músico admitiu ainda que a banda pode ter dedicado pouco tempo às passagens de som, o que gerou problemas no palco. Ele reforçou que o centro do palco é uma das áreas com som mais difícil de controlar e que Daltrey apenas tentou ajustar seu retorno de áudio. Zak, segundo ele, cometeu alguns erros e se desculpou.
Na nova mensagem, Townshend assumiu parte da responsabilidade pela situação. Ele explicou que estava se recuperando de uma cirurgia no joelho, e que talvez não tenha se preparado o suficiente para o evento. “Achei que quatro semanas e meia seriam suficientes para me recuperar totalmente… Errado”, escreveu.
Zak Starkey integra o The Who desde 1996 e é filho de Ringo Starr, baterista dos Beatles. Ele já tocou com outras bandas, como Oasis e Johnny Marr & The Healers.