Mais um circuito para celebrar a culinária mineira, o Festival Gastronômico do Arroz vai homenagear o grão com pratos feitos por 20 estabelecimentos de BH. O evento, primeiro na capital mineira dedicado ao alimento, ocorrerá entre os dias 9 e 24 de maio, e o público poderá votar no seu favorito.
O circuito homenageia o arroz com receitas que exploram a versatilidade de um dos itens mais presentes na mesa brasileira. Os bares e restaurantes da região Leste de BH são os participantes da vez, preparando pratos exclusivos para o festival.
Os estabelecimentos participantes do Festival do Arroz são:
- A Firma – Arroz meloso de costela;
- Ancestral Botequim – Arroz com rabada e pesto de agrião;
- Bar do Museu Clube da Esquina – Arroz de costela;
- Bar Du Pedro – Arroz de Torresmo;
- Beleléu – Dadinho de arroz com carne de lata;
- Birosca S2 – Arroz de pato;
- Botequim Sapucaí – Bolinho de arroz com queijo canastra;
- Ceva – Arroz de pato;
- Dom Caixeta – Bolinho de arroz recheado de costela;
- Dorian Cação Venezuela – Arroz Venezuela;
- Feitiço de Santa – Arroz cremoso com fraldinha marinada na cerveja;
- Novo Sonho – Arroz tropeiro;
- Quintal de Minas – Arroz temperado acompanhado de coxinha de frango;
- Quintal Durval – Arroz caldoso de Rabada;
- Sheridan – Paella mineira;
- Sobrado – Arroz de panela;
- Tabaiares – Arroz caldoso com cebola crispy;
- Tapuias Grill – Risoto de rúcula e tomate seco;
- Terezinha Bar – Bolinho de arroz de torresmo;
- Tia Maluka – Arroz escondido
Além do prato principal com arroz, os estabelecimentos devem apresentar um sobremesa que leve goiabada na receita. O encerramento do evento será no dia 31 de maio, e os três pratos mais votados receberão certificados durante a festa.
Chefs mulheres avaliam pratos
Um corpo de juradas formado por chefs como Márcia Nunes, Juliana Rocha, Dani Formigueiro e Eliza Fonseca (Bar da Lora) também irá avaliar as criações dos estabelecimentos.
“É muito gratificante saber que um arroz pode ser transformado em vários sabores, com várias criatividades e temperos, para mim é muito importante como dona de estabelecimento. Eu mexo com arroz todos os dias, a gente faz o arroz diferente ou comum com feijão. Fiquei muito feliz de ser convidada, e o meu paladar é muito apurado”, brincou Eliza, dona do Bar da Lora.
“A gente sempre gosta de contar histórias e criar histórias. A nossa empresa é especializada em festivais gastronômicos, e nós sempre buscamos uma novidade. E com o arroz a ideia era exatamente essa: lançar um festival de um produto que ainda não havia ocorrido”, explicou a idealizadora do evento, Miriam Cerutti da Sigga Eventos.
Em Belo Horizonte, a empresa já desenvolveu o Festival Cachaça Gourmet e o Festival de Tropeiro. “E agora lançamos o do arroz, cuja proposta é criar pratos com as mais variadas formas e ingredientes possíveis”, acrescentou a idealizadora.
Festival do Arroz
Data: 9 a 24 de maio
Festa de encerramento: 31 de maio
Local: região Leste de Belo Horizonte