PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quem era a freira Inah, pessoa mais velha do mundo que morreu aos 116 anos

Siga no

Irmã Inah nasceu em 1908 e é bisneta de líder da Revolução Farroupilha (Foto: LongeviQuest/ Divulgação)

Compartilhar matéria

São Paulo, 01 – Religiosa abençoada pelo papa Francisco, bisneta de um dos líderes da Revolução Farroupilha e torcedora apaixonada do Internacional – essa era a freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, considerada a pessoa mais velha do mundo. Ela morreu nesta quarta-feira, 30, em Porto Alegre, aos 116 anos.

Inah nasceu em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, em 1908. De acordo com o Guinness World Records (Livro dos Recordes), acredita-se que ela seja a última pessoa que nasceu naquele ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quando menina, ela era tão magra que muitos não acreditavam que sobreviveria à infância. Mas Inah se tornou a pessoa mais velha do mundo em 4 de janeiro deste ano, após a morte da japonesa Tomiko Itooka.

Com a morte de Inah, o título de pessoa mais velha do mundo passa a ser da inglesa Ethel Caterham, nascida em 21 de agosto de 1909, atualmente com 115 anos.

Quando perguntada sobre o segredo de sua longevidade, ela atribuiu a Deus, dizendo que ele a ajudou a viver tantos anos. “Ele é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Do começo como freira ao magistrado no Uruguai e no Rio

A freira começou sua jornada religiosa aos 16 anos, estudando na escola interna Santa Teresa de Jesus em Santana do Livramento (RS). Foi batizada na mesma cidade, em 21 de abril de 1926, aos 17 anos.

Mais tarde, mudou-se para Montevidéu, onde foi confirmada na Igreja Católica em 1º de outubro de 1929, aos 21 anos.

Em 1930, voltou ao Brasil para ensinar Português e Matemática em uma escola na Tijuca, no Rio de Janeiro. Aos 24 anos, renovou seus votos pela primeira vez na capital fluminense, seguida por uma segunda renovação um ano depois. Aos 26, fez seus votos perpétuos e tornou-se freira.

No início dos anos 1940, voltou para Santana do Livramento, onde estudou e foi batizada, para continuar sua vocação como professora. Ela fazia parte das Irmãs Teresianas do Brasil.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma de suas paixões era o futebol. Apoiadora devota do Internacional, ela explicou que escolheu esse clube porque ele representa o povo. O time foi fundado um ano depois de Inah nascer, em 1909.

Após a morte da religiosa, o Colorado divulgou uma homenagem à sua torcedora mais antiga. “A torcedora colorada, que nos deixou nesta quarta-feira, era a mulher mais velha viva no mundo, e destinou seus 116 anos de vida à bondade, à fé e ao amor pelo Clube do Povo”, comunicou.

Irmã foi abençoada pelo papa Francisco

Em 2018, ao celebrar seu 110º aniversário, Inah recebeu uma bênção apostólica do papa Francisco, além de um certificado, posteriormente exibido no canto de lembranças da comunidade em que reside.

Foi somente nessa idade que ela passou a usar um andador devido a dificuldades de mobilidade. Em 2021, aos 112 anos, recebeu sua 1ª dose da vacina contra a covid-19, tornando-se uma das pessoas mais velhas a receber o imunizante contra o vírus.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em outubro de 2022, contraiu covid enquanto estava hospitalizada, mas conseguiu se recuperar da doença em novembro, tornando-se uma das sobreviventes mais velhas conhecidas da doença.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

MG-030, em Nova Lima, é parcialmente liberada após queda de árvore

Policiais fantasiados de ETs prendem suspeitos de furto de celulares em SP

Vai curtir o Carnaval? Veja como fica o tempo em BH neste domingo

Carreta com carvão tomba na Severino Ballesteros, em Contagem

Então, Planta une folia e ativismo ambiental no Carnaval de BH, no Santa Tereza

Lula diz que PT precisa fazer alianças fora da esquerda

Últimas notícias

Morre Adriano Gomes de Lima, campeão paralímpico, aos 52 anos

Henrique Maderite é velado neste domingo, no Bosque Esperança

Cissé se destaca em meio a empate do Atlético com o Athletic

Atlético tropeça em casa e empata com o Athletic

Minas Gerais têm alerta de grande perigo para chuvas

Cruzeiro enfrenta o América e busca manter vivo sonho da classificação no Mineiro; saiba onde assistir

Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos vítima de câncer renal

Filho de Henrique Maderite faz homenagem e agradece apoio nas redes

MP autoriza utilização do FGTS para financiar entidades hospitalares filantrópicas